Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324923
Type: Artigo
Title: Linguagem E Funcionalidade De Adultos Pós-acidente Vascular Encefálico (ave): Avaliação Baseada Na Classificação Internacional De Funcionalidade, Incapacidade E Saúde (cif)
Title Alternative: Language And Functionality Of Post-stroke Adults: Evaluation Based On International Classification Of Functioning, Disability And Health (icf)
Author: Santana
Maria Tereza Maynard; Chun
Regina Yu Shon
Abstract: O Acidente Vascular Encefálico é um importante problema de Saúde Pública, com alto índice de mortes e sequelas, tais como alterações de linguagem. As mudanças conceituais da saúde, ao longo do tempo, levaram à incorporação de aspectos funcionais e sociais como propõe a Organização Mundial de Saúde na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. O objetivo foi avaliar e classificar aspectos de linguagem, funcionalidade e participação de pessoas pós-Acidente Vascular Encefálico com base conceitual da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde e caracterizar o perfil sociodemográfico dos participantes. Método A coleta de dados ocorreu pela aplicação de instrumento clínico para avaliação de linguagem, participação e funcionalidade em cinquenta indivíduos, com base na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Resultados A idade variou de 32 a 88 anos, sendo a maioria do gênero masculino. Em relação a funções do corpo, os participantes referiram maior dificuldade em funções da memória; nos aspectos de atividade e participação, verificou-se maior dificuldade em recreação e lazer; e nos fatores ambientais, os profissionais de saúde foram indicados como facilitadores para a maioria dos participantes. Conclusão Os resultados mostram o impacto das dificuldades de linguagem na vida das pessoas pós-Acidente Vascular Encefálico e reafirmam a aplicabilidade da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde como importante instrumento complementar à avaliação de linguagem, funcionalidade e participação numa abordagem integral e humanizada, em prol do aprimoramento da assistência à saúde no atendimento ambulatorial desse grupo.
Subject: Classificação Internacional De Funcionalidade Incapacidade E Saúde
Acidente Vascular Cerebral
Fonoaudiologia
Linguagem
Fala
International Classification Of Functioning Disability And Health
Cerebrovascular Accident
Speech, Language And Hearing Science
Language
Speech
Editor: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Rights: aberto
Address: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000100306&lng=pt&tlng=pt
Date Issue: 2017
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
S2317-17822017000100306por.pdf868.89 kBAdobe PDFView/Open
S2317-17822017000100306eng.pdf862.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.