Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324920
Type: Artigo
Title: As Celebridades Como Emblema Sociológico
Title Alternative: Celebrities As A Sociological Emblem
Author: Ortiz
Renato
Abstract: O debate sobre as celebridades é recente nas ciências sociais. Os primeiros ensaios sobre a questão datam de 1970-1980. O texto pergunta o motivo disso. A resposta dada pelo autor é que as celebridades não constituíam ainda um emblema sociológico capaz de nele condensar um conjunto de sentidos que "falassem" do mundo contemporâneo. O texto procura mostrar como na esfera cultural o emblema da "cultura de massa" dominou os estudos sociológicos até o momento em que a noção de massa cede lugar à de "diferença", "flexibilização", na qual o sujeito se impõe sobre a homogeneidade postulada anteriormente.
Subject: Sociologia Da Cultura
Teoria Sociológica
Mundo Contemporâneo
Celebridades
Cultura De Massa
Cultural Sociology
Sociological Theory
Contemporary World
Celebrities
Mass Culture
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Rights: aberto
Address: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752016000300669&lng=pt&tlng=pt
Date Issue: 2016
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
S2238-38752016000300669.pdf146.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.