Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324916
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE DE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.titleO Ensino Da Acupuntura Na Escola Médica: Interesse E Desconhecimentoen
dc.title.alternativeInterest And Unawareness On The Teaching Of Acupuncture At Medical Schoolpt_BR
dc.contributor.authorCarnevalept_BR
dc.contributor.authorRenata Cavalcanti; Brandãopt_BR
dc.contributor.authorAndré Lorenzetti; Ferrazpt_BR
dc.contributor.authorRosemeire de Olanda; Barrospt_BR
dc.contributor.authorNelson Filice dept_BR
unicamp.authorUniversidade Estadual de Campinas, Campinas SP, Brasilpt_BR
dc.subjectTerapia Por Acupunturaen
dc.subjectEducação Médicaen
dc.subjectTerapias Complementaresen
dc.subjectAcupuncture Therapyen
dc.subjectMedical Educationen
dc.subjectComplementary Therapiesen
dc.description.abstractO ensino da acupuntura ainda não está presente na maioria das escolas médicas do Brasil apesar de a acupuntura ser indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ser reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina desde 1995, estar disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente após a publicação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (2006), e apresentar um número crescente de adeptos entre profissionais de saúde e pacientes. O objetivo deste estudo é analisar o conhecimento, interesse e experiência com acupuntura dos estudantes de uma escola médica do Sudeste brasileiro. Foi realizado um estudo prospectivo e descritivo no período de agosto de 2011 a julho de 2012, com aplicação de questionário fechado composto por 17 questões, sobre o conhecimento, interesse e utilização da acupuntura. Foram incluídos no estudo 458 estudantes do primeiro ao sexto ano do curso. O nível declarado de conhecimento sobre acupuntura pelos estudantes foi, em sua maioria, pequeno ou nenhum. Entre os estudantes que declararam ter algum conhecimento em acupuntura, o estudo livre (autodidata) foi o meio de acesso à acupuntura mais citado pelos estudantes. Foi verificado grande interesse dos estudantes em aprender acupuntura e incluir uma disciplina de acupuntura no currículo do curso médico, sendo uma disciplina optativa a opção mais escolhida pelos estudantes. Entre os participantes, a maioria já foi tratada com acupuntura, possui familiares que já foram tratados, e os resultados de eficácia foram favoráveis. Quanto à aceitação do tratamento com a acupuntura por pacientes, a maioria dos participantes não só aceitaria, mas também estimularia o uso. Conclui-se, portanto, que há interesse e desconhecimento dos estudantes em relação à acupuntura e que a implantação de disciplina sobre a acupuntura receberia o apoio dos estudantes e seria essencial para proporcionar o contato deles com essa especialidade, contribuindo, desse modo, para uma atualização necessária no currículo dos cursos médicos brasileiros.en
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação Médicapt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Educação Médicapt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.citationRevista Brasileira De Educação Médica. Associação Brasileira De Educação Médica, v. 41, n. 1, p. 134 - 144pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.volume41pt_BR
dc.description.issuenumber1pt_BR
dc.description.firstpage134pt_BR
dc.description.lastpage144pt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.sourceScielopt_BR
dc.identifier.issn0100-5502pt_BR
dc.identifier.idScieloS0100-55022017000100134pt_BR
dc.identifier.urlhttp://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022017000100134&script=sci_abstract&tlng=ptpt_BR
dc.date.available2017-08-30T17:37:52Z-
dc.date.accessioned2017-08-30T17:37:52Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-30T17:37:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 S0100-55022017000100134.pdf: 685330 bytes, checksum: 14ea468a3f9177dc4fb0ae7d19331260 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324916-
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
S0100-55022017000100134.pdf669.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.