Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324863
Type: Artigo
Title: O Laboratório De Química Como Lócus De Experiências Formativas
Title Alternative: The Chemistry Laboratoratory As Locus Of Formative Experiences
Author: Zuin
Vânia Gomes; Zuin
Antônio Álvaro Soares
Abstract: O laboratório de Química, em muitas ocasiões, ainda é considerado um espaço onde prevalece a noção de que suas práticas deveriam ser autossuficientes, de tal maneira que sua produção seria descontextualizada em relação às determinações socioculturais que as geraram. Mas e se o próprio laboratório, com especial atenção ao de ensino, fosse identificado como um local onde os estudantes seriam estimulados a relacionar as práticas experimentais com tais características, de modo que o raciocínio crítico sobre tal relação fosse promovido e, portanto, fomentadas experiências formativas? Fundamentados principalmente nos escritos de Theodor Adorno e Walter Benjamin, os autores têm, como principal objetivo e contribuição ao campo, argumentar que o laboratório pode ser caracterizado como lócus de desenvolvimento de experiências formativas por meio da transformação do pensamento e ações sócio-historicamente situadas.
Subject: Laboratório De Ensino
Ensino Superior
Experiências Formativas
Teoria Crítica
Escola De Frankfurt
Teaching Laboratory
Higher Education
Formative Experiences
Critical Theory
Frankfurt School
Laboratorio De Enseñanza
Educación Superior
Experiencias Formativas
Teoría Crítica
Escuela De Frankfurt
Editor: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
Citation: Ensaio Pesquisa Em Educação Em Ciências (belo Horizonte). Faculdade De Educação Da Universidade Federal De Minas Gerais, v. 19, p.
Rights: aberto
Address: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172017000100206&lng=pt&tlng=pt
Date Issue: 2017
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
S1983-21172017000100206.pdf616.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.