Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324831
Type: Artigo
Title: Detecção De Cistos De Giardia Spp. E Oocistos De Cryptosporidium Spp. Na água Bruta Das Estações De Tratamento No Município De Blumenau, Sc, Brasil
Title Alternative: Detection Of Giardia Spp. Cysts And Cryptosporidium Spp. Oocysts In Untreated Water Collected From Treatment Plants In Blumenau, Santa Catarina State, Brazil.
Author: Grott
Suelen Cristina; Hartmann
Brunna; Filho
Hercílio Higino da Silva; Franco
Regina Maura Bueno; Goulart
Juliane Araújo Greinert
Abstract: Giardia spp. e Cryptosporidium spp. são protozoários patogênicos de transmissão fecal-oral de veiculação hídrica, que causam vários problemas de saúde, como doenças gastrointestinais associados com consumo de água contaminada. Devido à escassez de dados sobre a ocorrência destes protozoários em águas superficiais no Sul do Brasil, este estudo teve como objetivo analisar a presença de cistos e oocistos na água bruta das estações de tratamento de água no município de Blumenau, SC, Brasil. Para a pesquisa dos protozoários foi utilizada a metodologia de filtração em membranas de ésteres mistos de celulose, seguida por reação de imunofluorescência utilizando o kit Merifluor(r). Para as análises microbiológicas, empregou-se a metodologia do "Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater"; para as análises físico-químicas foi utilizada sonda multiparâmetros. Cistos de Giardia spp. foram encontrados em 23,19% das amostras e oocistos de Cryptosporidium spp. em 7,24% do total de amostras analisadas (n=67). Todas as amostras analisadas apresentaram contaminação por Escherichia coli e 11,76% apresentaram valores de turbidez da água bruta acima do recomendado. Nas análises da turbidez da água tratada 23,52% apresentaram valores acima do preconizado pela Portaria 2914/2011. A detecção de protozoários patogênicos na água bruta das estações de tratamento de água aponta para a importância de adoção de medidas preventivas, como a proteção de áreas de mananciais e tratamento adequado do esgoto doméstico objetivando reduzir os riscos de transmissão de protozoários por meio da água de consumo humano na região de Blumenau, SC, Brasil.
Subject: Água Superficial
Doenças De Veiculação Hídrica
Protozoários.
Protozoans
Surface Water
Water-borne Diseases
Editor: Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas
Rights: aberto
Address: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-993X2016000300689&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Date Issue: 2016
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
S1980-993X2016000300689.pdf747.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.