Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324769
Type: Artigo
Title: Influência Do Status Socioeconômico No Desempenho Dos Estudantes Nos Itens De Física Do Enem 2012
Title Alternative: Influence Of Socioeconomic Status On Students Performance In Physics Items At Enem 2012
Author: Kleinke
Maurício Urban
Abstract: O objetivo do presente trabalho é compreender como fatores econômicos podem afetar o desempenho em física no Enem em 2012. A partir dos microdados foram calculadas as médias e as frequências das alternativas dos itens; além das informações para um indicador de status socioeconômico. Os itens foram separados em quatro categorias: exercícios de fixação; problemas de lápis e papel; problemas contextualizados no cotidiano e física moderna e contemporânea. Os exercícios de fixação e os problemas de lápis e papel são as categorias que apresentaram a média para classe alta próxima a 0,7, o que corresponde ao dobro da média da classe baixa. Para os problemas de lápis e papel observamos que as alternativas (erradas) com concepções alternativas ou não científicas atraem candidatos de todas as classes sociais. No caso dos problemas contextualizados no cotidiano a média é baixa para todos os candidatos (em torno de 0,3) indicando dificuldades na transposição dos conceitos de física para situações aplicadas. Os indicadores para física moderna e contemporânea são baixos, com média próxima da resposta ao acaso. Esperamos que essas análises possam auxiliar os professores da educação básica a conhecer melhor as necessidades para compreensão da física por parte de seus alunos.
Subject: Enem
Itens
Contexto
Avaliação
Enem
Items
Context
Assessment
Evaluation
Editor: Sociedade Brasileira de Física
Rights: aberto
Address: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000200502&lng=pt&tlng=pt
Date Issue: 2017
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
S1806-11172017000200502.pdf22.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.