Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324764
Type: Artigo
Title: Avaliação De Pisos Táteis Como Elemento De Wayfinding Em Escola De Ensino Especial Para Crianças Com Deficiência Visual
Title Alternative: Evaluation Of Tactile Floors As A Wayfinding Element In A Special-needs School For Children With Visual Impairment
Author: Abate
Tania Pietzschke; Kowaltowski
Doris Catharine Cornelie Knatz
Abstract: Este artigo busca analisar a orientação espacial dos alunos com deficiência visual em escola de educação especial localizada na cidade de São Paulo antes e após a implantação de sinalização tátil no piso, importante elemento do sistema chamado wayfinding. Na primeira etapa da pesquisa (período entre outubro e dezembro de 2012), foram realizadas observações com os alunos (pré-escola e ensino fundamental) com deficiência visual (cegueira e baixa visão) para avaliação da orientação durante a circulação no edifício escolar. Após a reforma do piso existente em 2014, as autoras implantaram a sinalização tátil no piso (ABNT, 2004) na área de circulação e iniciaram a segunda etapa da pesquisa (período entre agosto e setembro de 2014), com novas observações. Foram consideradas as premissas adotadas para a definição da unidade estudo de caso e os critérios de escolha do instrumento de coleta de dados. Constatou-se que a implantação da sinalização tátil no piso nas áreas de circulação de alunos com deficiência visual requer familiarização com o uso, iniciada por meio de treinamento de orientação e mobilidade (O&M); disponibilização e aprendizado de uso concomitante do mapa tátil; adoção da bengala de rastreamento; escalonamento dos horários de intervalo das diferentes classes; definição de mãos de direção; segurança no trajeto e monitoramento.
Subject: Arquitetura Escolar
Wayfinding
Acessibilidade Espacial
Sinalização Tátil
School Architecture
Wayfinding
Spatial Accessibility
Tactile Signage
Editor: Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
Rights: aberto
Address: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212017000200053&lng=pt&tlng=pt
Date Issue: 2017
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
S1678-86212017000200053.pdf1.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.