Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324741
Type: Artigo
Title: Metáforas Da Crise: Entre O Discurso E A Hipertextualidade No Jornalismo On-line
Title Alternative: Economic Crisis' Metaphors: Hypertextuality And Discourse On On-line Journalism
Author: Nascimento
Emanuel Angelo
Abstract: Considerando a construção de sentidos e a materialidade hipertextual no jornalismo on-line, este artigo procura analisar, com base na Análise do Discurso (AD) de linha francesa, as condições de produção discursiva nos processos de enunciação digital em torno da crise econômica de 2008. Para tanto, analisa-se o contexto da "quebra" do banco Lehman Brothers, nos EUA, tematizada em diversas revistas, jornais e portais de notícias on-line de grande circulação no Brasil, tais como o Estadao.com.br, a Folha Online, a Globo.com, o Jornalnacional.globo.com, a ISTOÉ Dinheiro e a Veja.com que, à época, expressaram, através de uma rede de links hipertextuais, o temor dos mercados sobre uma possível recessão mundial. Observa-se, na análise, que as metáforas da crise presentes nos discursos político e econômico inserem-se no discurso das mídias por meio dos processos de entextualização discursiva e hipertextualização digital, com descolamentos e ressignificação dos sentidos que circulam socialmente.
Subject: Discurso
Mídia
Jornalismo On-line
Hipertextualidade
Crise
Discourse
Media
On-line Journalism
Hypertextuality
Crisis
Discurso
Media
Periodismo En Línea
Hipertextualidad
Crisis
Editor: Universidade do Sul de Santa Catarina
Rights: aberto
Address: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322016000200329&lng=pt&tlng=pt
Date Issue: 2016
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
S1518-76322016000200329.pdf2.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.