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Type: Artigo
Title: Avaliação Da Resistência Mecânica De Pisos Intertravados De Concreto Sustentáveis (pics)
Avaliação da resistência mecânica de pisos intertravados de concreto sustentáveis (PICS)
Title Alternative: Evaluation of mechanical strength of sustainable concrete paving blocks (SCPB)
Author: Silva, Fabiana Maria da
Vaz, Viviane Visnardi
Barbosa, Luisa Andreia Gachet
Lintz, Rosa Cristina Cecche
Abstract: O pneu inservível é um material de difícil degradação, seu acúmulo ou descarte inadequado causam graves impactos ao meio ambiente. Pneus empilhados ficam sujeitos à ocorrência de incêndios, devido a capacidade térmica que possuem, além de serem ambientes propícios para proliferação de vetores transmissores de doenças. A utilização de resíduos de borracha de pneus na produção de peças de concreto para pavimentação tem sido uma alternativa viável para destinação ambientalmente adequada destes resíduos e para redução do consumo de recursos naturais, contribuindo para sustentabilidade da construção civil. Este trabalho avalia o comportamento do concreto com adição de resíduo de borracha de pneus na produção de peças de concreto para pavimentação, onde o agregado miúdo é substituído em massa pelo resíduo de borracha nas proporções de 2.5, 5.0, 7.5, 10, 20 e 50%. Na produção dos concretos foram empregados os seguintes materiais: cimento Portland, agregados miúdos e graúdos, resíduos de borracha e aditivo superplastificante. Foram realizados ensaios de resistência à compressão em pisos intertravados aos 07 e aos 28 dias. A análise gráfica foi realizada a partir dos valores de resistência e teor de borracha, e os resultados mostraram que para um determinado intervalo de porcentagem de substituição do agregado miúdo por resíduo de borracha, houve uma melhora na resistência à compressão dos pisos intertravados, e para até 10% de substituição da areia natural pelo resíduo de borracha de pneus, é possível empregar este concreto na produção de pisos de concreto para tráfego pesado, segundo as recomendações da norma brasileira.
O pneu inservível é um material de difícil degradação, seu acúmulo ou descarte inadequado causam graves impactos ao meio ambiente. Pneus empilhados ficam sujeitos à ocorrência de incêndios, devido a capacidade térmica que possuem, além de serem ambientes
metadata.dc.description.abstractalternative: The waste tire is a material of difficult degradation, its inadequate accumulation or disposal cause serious environmental impacts. Stacked tires are subject to fires due to thermal capacity which have, besides being prone environments for proliferation o
Subject: Materiais de construção
Pisos de concreto
Country: Brasil
Editor: UFRJ/Coordenacao dos Programas de Pos-Graduacao de Engenharia
Citation: Matéria (rio De Janeiro). Rede Latino-americana De Materiais, v. 22, n. 1, p.
Rights: aberto
Aberto
Identifier DOI: 10.1590/s1517-707620170001.0110
Address: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762017000100409
Date Issue: 2017
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