Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324721
Type: Artigo
Title: Leituras Por Alunos Do Ensino Médio De Textos De Cientistas Sobre O Início Da Física Quântica
Title Alternative: Readings By High School Students About The Beginning Of Quantum Physics Through Scientists' Texts
Author: Pagliarini
Cassiano Rezende; Almeida
Maria José P. M. de
Abstract: O objetivo deste estudo é compreender as interpretações de estudantes do ensino médio sobre as atividades de leitura por eles realizadas em uma aula de física num projeto de extensão de uma universidade estadual paulista, e sobre noções do início da Física Quântica, ao lerem textos escritos por cientistas. Utilizamos a Análise de Discurso, numa de suas vertentes francesas, para analisar as respostas dadas a um questionário aberto, com cinco perguntas, aplicado durante a aula. Constatamos que, prova velmente pelo fato de a leitura de textos de divulgação científica e de originais de cientistas não ser uma prática comum nas atividades escolares, a diversidade de sentidos produzidos pelos estudantes ao novo assunto, ao mesmo tempo que abre possibilidades para uma maior interação do professor, atenta para a necessidade de sua mediação quanto a dúvidas e equívocos.
Subject: Ensino De Física
Física Moderna E Contemporânea
Ensino Médio
Leitura
Divulgação Científica
Análise Do Discurso
Physics Teaching
Modern And Contemporary Physics
High School
Reading
Scientific Dis Semination
Discourse Analysis
Editor: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
Rights: aberto
Address: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000200299&lng=pt&tlng=pt
Date Issue: 2016
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
S1516-73132016000200299.pdf281.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.