Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324710
Type: Artigo
Title: Desempenho Do Processamento Fonológico, Leitura E Escrita Em Escolares Com Transtorno De Déficit De Atenção E Hiperatividade
Title Alternative: Performance Of Children With Attention Deficit Hyperactivity Disorder In Phonological Processing, Reading And Writing
Author: Gonçalves-Guedim
Talita Fernanda; Capelatto
Iuri Victor; Salgado-Azoni
Cintia Alves; Ciasca
Sylvia Maria; Crenitte
Patrícia Abreu Pinheiro
Abstract: Comparar o desempenho do processamento fonológico, da leitura e escrita de palavras reais e inventadas entre os escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e escolares com bom desempenho escolar. Métodos: participaram deste estudo 30 escolares, na faixa etária de 9 a 12 anos, de ambos os gêneros, do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares, divididos em: Grupo Experimental (15 escolares com diagnóstico interdisciplinar de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) e Grupo Controle (15 escolares com bom desempenho escolar), pareado com o Grupo Experimental em idade, gênero, escolaridade, tipo de instituição de ensino (pública e particular). Os instrumentos utilizados para avaliação foram: Instrumento de Avaliação Sequencial (CONFIAS), Teste de Nomeação Seriada Rápida (RAN), Prova de repetição de palavras sem significado e Prova de leitura e escrita. Os resultados foram analisados por meio de testes estatísticos (Mann Whitney e Teste t de Student), adotando-se nível de significância de 5% (0,05). Resultados: os resultados analisados por meio de testes estatísticos revelaram diferenças significantes entre o grupo experimental e o grupo controle nas provas avaliadas. Conclusão: escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade apresentaram desempenho inferior em habilidades de consciência fonológica, acesso ao léxico, memória operacional, leitura e escrita de palavras, quando comparados aos escolares sem transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, com bom desempenho escolar.
Subject: Criança
Avaliação
Aprendizagem
Leitura
Escrita
Child
Assesment
Learning
Reading
Writing
Editor: ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
Rights: aberto
Address: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462017000200242&lng=pt&tlng=pt
Date Issue: 2017
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
S1516-18462017000200242por.pdf332.03 kBAdobe PDFView/Open
S1516-18462017000200242eng.pdf331.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.