Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324706
Type: Artigo
Title: Sinais Sugestivos De Estresse Infantil Em Escolares Com Transtorno De Aprendizagem
Title Alternative: Suggestive Signs Of Stress In School Children With Learning Disabilities
Author: Santos
Janaína Borba Garbo; Gonçalves
Thaís dos Santos; Lima
Ricardo Franco de; Crenitte
Patrícia de Abreu Pinheiro
Abstract: Comparar sinais sugestivos de estresse entre crianças com transtornos de aprendizagem (com e sem intervenção fonoaudiológica) e em crianças sem qualquer dificuldade escolar, além de verificar sinais sugestivos de estresse entre os grupos de acordo com o sexo dos participantes. Métodos: participaram do estudo 25 crianças com transtorno de aprendizagem, 10 com diagnóstico, porém sem intervenção e 15 em intervenção fonoaudiológica, e 25 crianças sem queixas de aprendizagem. Em todos os grupos foi aplicada uma escala de estresse infantil. Resultados: observou-se que 43% das crianças com transtorno de aprendizagem sem intervenção, 56% das crianças com transtorno de aprendizagem em terapia e 83% das crianças sem o transtorno, apresentaram sinais de alerta. Estas diferenças não foram estatisticamente significantes. Também não foi encontrada esta diferença entre os sexos. Conclusão: nos dois grupos houve alta frequência de sinais de alerta para o estresse infantil, mostrando que este pode não ser um fator determinante no desempenho escolar na amostra estudada.
Subject: Estresse Psicológico
Aprendizagem
Transtornos De Aprendizagem
Stress, Psychological
Learning
Learning Disorders
Editor: ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
Rights: aberto
Address: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000400854&lng=pt&tlng=pt
Date Issue: 2016
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
S1516-18462016000400854por.pdf318.48 kBAdobe PDFView/Open
S1516-18462016000400854eng.pdf307.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.