Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324680
Type: Artigo
Title: Um Estudo Correlacional Entre Apoio Social E Autoconceito De Estudantes Universitários
Title Alternative: A Correlational Study Between Undergraduate Students’ Social Support And Self-concept
Author: Matias
Renata de Castro; Martinelli
Selma de Cássia
Abstract: Este estudo objetivou avaliar como se percebem os universitários concluintes de cursos de graduação em relação ao apoio social recebido e autoconceito. Foi utilizada uma escala de percepção de apoio social que foi concebida para abranger cinco dimensões de apoio social, dentre elas o apoio material, de informação, apoio afetivo, emocional e de interação social. Também foi utilizada uma escala de autoconceito que avalia a satisfação pessoal e autoestima. Responderam às escalas 234 universitários, das áreas de exatas, ciências sociais e saúde. A análise descritiva dos dados revelou que a dimensão satisfação pessoal da escala de autoconceito foi melhor pontuada pelos estudantes. Das dimensões da escala de apoio social os fatores melhores pontuados foram interação positiva e apoio afetivo. As relações entre as variáveis revelaram uma correlação positiva entre apoio social e autoconceito. Não houve correlação entre o autoconceito nas suas dimensões de satisfação pessoal e autoestima com o apoio material.
Subject: Ensino Superior
Percepção De Estudantes
Estudantes Universitários
Editor: Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO).
Citation: Avaliação: Revista Da Avaliação Da Educação Superior (campinas). Publicação Da Rede De Avaliação Institucional Da Educação Superior (raies), Da Universidade Estadual De Campinas (unicamp) E Da Universidade De Sorocaba (uniso)., v. 22, n. 1, p. 15 - 33
Rights: aberto
Address: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772017000100015&lng=pt&tlng=pt
Date Issue: 2017
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
S1414-40772017000100015.pdf786.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.