Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324664
Type: Artigo
Title: Formar Professores Universitários: Tarefa (im)possível?
Title Alternative: Formar A Profesores Universitarios: ¿tarea (in)posible?
Author: Vasconcellos
Maura Maria Morita; Sordi
Mara Regina Lemes de
Abstract: Este artigo deriva de pesquisa de pós-doutoramento a respeito de programas institucionalizados de formação docente. Pretende-se problematizar ações formativas para a docência no Ensino Superior realizadas em universidades públicas, com vistas a identificar riscos, tensões e desafios enfrentados pelos programas institucionalizados. Num estudo exploratório descritivo, foram consultados coordenadores de programas, por meio de entrevista presencial, e reconhecidos pesquisadores da área de formação pedagógica universitária, utilizando-se entrevista por e-mail. A análise apoia-se no método hermenêutico-dialético. Aparecem como desafios: a luta constante na resistência às políticas reguladoras que caminham na contramão de uma educação que vise a uma qualidade social; a sustentabilidade das políticas institucionais; a valorização de uma formação pedagógica universitária regida por princípios éticos e políticos aderentes à emancipação humana, e, como estratégia de luta contra-hegemônica, a construção de redes de articulação entre os programas existentes.
Subject: Ensino Superior
Docência Universitária
Programas De Formação Docente
Enseñanza Superior
Docencia Universitaria
Programas De Formación Docente
Higher Education
University Teaching
University Teachers&#8217
Development Programs
Editor: UNESP
Rights: aberto
Address: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000200403&lng=pt&tlng=pt
Date Issue: 2016
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
S1414-32832016000200403por.pdf110.96 kBAdobe PDFView/Open
S1414-32832016000200403eng.pdf112.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.