Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324659
Type: Artigo
Title: Monitoramento Metacognitivo De Alunos Do Ensino Fundamental
Title Alternative: Metacognitive Monitoringin Students Of Elementary School
Author: Tanikawa
Helena Akemi Motoki; Boruchovitch
Evely
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo examinar o monitoramento metacognitivo de 159 estudantes do Ensino Fundamental e investigar suas relações com gênero, idade, nível de escolaridade, desempenho escolar e participação ou não no Programa de Recuperação Paralela. Os alunos eram do 3º e 4º anos e de 5ª e 8ª série com idade entre oito e quinze anos. Os dados foram coletados por um instrumento com exercícios de Monitoramento Metacognitivo em Língua Portuguesa e em Matemática e duas questões que avaliam a precisão do julgamento do participante. Os resultados revelaram que estudantes mais novos foram mais precisos no monitoramento e apresentaram melhor desempenho escolar, independentemente do gênero. A precisão do monitoramento diminuiu com o avançar da escolaridade e foi maior entre os alunos que não frequentavam o programa de recuperação paralela. Os dados são discutidos em termos das implicações do monitoramento metacognitivo para o contexto educacional.
Subject: Autorregulação
Metacognição
Educação Básica.
Self-regulation
Metacognition
Basic Education.
Autor Regulación
Meta Cognición
Educación Básica
Editor: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
Rights: aberto
Address: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000300457&lng=pt&tlng=pt
Date Issue: 2016
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
S1413-85572016000300457.pdf291.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.