Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324657
Type: Artigo
Title: Atribuições Causais De Professores Para O Sucesso E O Fracasso Em Ensinar
Title Alternative: The Teachers' Causal Attributions For Success And Failure In Teaching
Author: Kaulfuss
Marco Aurélio; Boruchovitch
Evely
Abstract: A importância da atribuição causal em contextos de desempenho está consolidada na literatura. Evidências convergem quanto a sua influência na atuação docente. Esta pesquisa objetivou investigar como docentes atribuem causas para seu sucesso ou fracasso em ensinar. Participaram 153 professores, de ambos os gêneros de dois municípios do interior paulista. Os dados foram coletados por uma escala do tipo Likert e analisados pelos procedimentos da estatística descritiva e inferencial O sucesso em ensinar foi atribuído, mais frequentemente, a causas internas, estáveis e controláveis, enquanto o fracasso a causas externas, instáveis e incontroláveis. Professores mais velhos tenderam a atribuir causas incontroláveis para o sucesso e os com maior tempo de atuação causas internas e instáveis para o sucesso. Os resultados obtidos nesta pesquisa sinalizam a necessidade de novas investigações em amostras maiores e mais representativas visando identificar a natureza das atribuições intrapessoais de docentes frente aos resultados obtidos no processo educacional.
Subject: Atribuição De Causalidade
Professores
Ensino
Causal Attribution
Teachers
Teaching
Atribuciones De Causalidad
Profesores
Enseñanza
Editor: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
Rights: aberto
Address: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-85572016000200321&script=sci_abstract&tlng=pt
Date Issue: 2016
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
S1413-85572016000200321.pdf313.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.