Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324635
Type: Artigo
Title: Análise Da Experiência De Médicos Cubanos Numa Metrópole Brasileira Segundo O Método Paideia
Title Alternative: Analysis Of The Experience Of Cuban Physicians In A Brazilian Metropolis In Accordance With The Paideia Method
Author: Terra
Lilian Soares Vidal; Borges
Fabiano Tonaco; Lidola
Maria; Hernández
Silvia S.; Millán
Juan Ignacio Martínez; Campos
Gastão Wagner de Sousa
Abstract: Esperávamos que o Programa Mais Médicos (PMM) tivesse provocado mudanças e reflexões diversas em cada município onde foi inserido. A fim de observar tais mudanças, buscamos analisar a experiência dos médicos cubanos de trabalho no PMM numa perspectiva centrada em atores, orientados pelo Método Paideia – metodologia que busca aumentar a capacidade dos sujeitos de analisar e intervir sobre a práxis. Lançamos mão de entrevistas semiestruturadas para perscrutar nosso objeto de pesquisa, que se constitui na experiência desses atores sociais inseridos profissionalmente no PMM numa metrópole com características singulares. Trabalhamos o material empírico instruídos pela Análise de Conteúdo e procedemos a Análise Temática. A partir do discurso dos sujeitos podemos dizer que as potencialidades do programa ultrapassaram barreiras iniciais, apresentando-se como uma ferramenta de tensão para a superação do modelo biomédico, em consonância com o método Paideia.
Subject: Médicos Graduados Estrangeiros
Área Carente De Assistência Médica
Antropologia
Assistência à Saúde
Método Paideia
Foreign Graduate Physicians
Medically Deprived Areas
Anthropology
Heath Care
Paideia Method
Editor: ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
Rights: aberto
Address: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232016000902825&lng=pt&tlng=pt
Date Issue: 2016
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
S1413-81232016000902825por.pdf182.44 kBAdobe PDFView/Open
S1413-81232016000902825eng.pdf188.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.