Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324625
Type: Artigo
Title: Abordagem Grupal Para Avaliação De Alterações De Linguagem Em Crianças Pequenas
Title Alternative: Group Approach For The Evaluation Of Language Disorders In Young Children
Author: Zerbeto
Amanda Brait; Batista
Cecilia Guarnieri
Abstract: O objetivo do presente estudo é descrever as contribuições de uma abordagem terapêutica grupal de enfoque sociointeracionista na avaliação de linguagem de crianças entre 1:9 e 3:0 anos. Participaram nove crianças, avaliadas em três grupos de três participantes (G1 e G2 – crianças com queixas de alterações de linguagem, G3 – crianças sem queixas de linguagem). Para cada grupo foram realizados quatro encontros videogravados, com duração entre 30 e 60 minutos cada. Os vídeos foram analisados juntamente com o diário de campo, com foco na participação das crianças e em sua produção oral e não oral. A análise detalhada de G2, apresentada no presente trabalho, indicou aumento de produção oral e ampliação das funções linguísticas ao longo das sessões. Os aspectos não verbais contribuíram para a identificação de elementos relevantes da linguagem, especialmente no nível pragmático. O contexto de brincadeira e interação no grupo, e mesmo de disputas por objetos, propiciou a detecção desses diferentes aspectos da linguagem. A proposta de avaliação descrita permitiu a observação da linguagem das crianças em seu exercício vivo e constituiu um modelo que abrange os diferentes aspectos da linguagem, em contextos significativos de interação.
Subject: Prática De Grupo
Linguagem Infantil
Saúde Da Criança
Fonoaudiologia
Group Practice
Child Language
Child Health
Speech Therapy
Editor: ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
Rights: aberto
Address: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232016000100203&lng=pt&tlng=pt
Date Issue: 2016
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
S1413-81232016000100203por.pdf87.82 kBAdobe PDFView/Open
S1413-81232016000100203eng.pdf85.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.