Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324620
Type: Artigo
Title: Indicadores De Desenvolvimento Em Crianças E Adolescentes Com Qi Igual Ou Inferior A 70
Title Alternative: Development Indicators In Children And Adolescents With Iq Equal To Or Below 70
Author: Souza
Fernanda Santos; Batista
Cecília Guarnieri
Abstract: Este estudo teve o objetivo de buscar indicadores de desenvolvimento em crianças e adolescentes com dificuldades para aprender, com QI igual ou inferior a 70 no teste WISC-IV (compatível com o valor delimitado para o diagnóstico de deficiência intelectual). Fundamentou-se na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano proposta por Vygotsky, especialmente no que se refere à distinção entre desenvolvimento real e potencial. Foram relatados estudos de caso com duas crianças. A coleta de dados ocorreu a partir de gravações em áudio de entrevistas semiestruturadas com os pais/responsáveis e com os profissionais da escola em que os participantes estavam matriculados, e gravações em vídeo das sessões de atendimento de um serviço de educação não formal que as crianças participavam regularmente. A análise de dados envolveu transcrição das entrevistas e elaboração de quadros com os modos de participação social e processos mentais superiores relatados, de cada criança/adolescente; exame das filmagens das sessões de atendimento, com transcrição e análise microgenética de episódios significativos. Os dados sugerem que, ao se enfatizar a busca de indicadores de desenvolvimento, pode-se obter uma visão abrangente de cada caso, de forma a contemplar, para além das limitações, as potencialidades das crianças e dos adolescentes.
Subject: Educação Especial
Deficiência Intelectual
Teoria Sócio-histórico-cultural
Desenvolvimento Humano
Special Education
Intellectual Disability
Social-historical-cultural Theory
Human Development
Editor: Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
Citation: Revista Brasileira De Educação Especial. Associação Brasileira De Pesquisadores Em Educação Especial - Abpee, v. 22, n. 4, p. 493 - 510
Rights: aberto
Address: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000400493&lng=pt&tlng=pt
Date Issue: 2016
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
S1413-65382016000400493.pdf557.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.