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Type: Artigo
Title: Características E Tendências Das Teses Em Educação Especial Desenvolvidas Nos Programas De Pós-graduação Em Educação Do Estado De São Paulo
Title Alternative: Characteristics And Trends Of The Theses On Special Education Developed At Education Graduate Programs In São Paulo
Author: Silva
Régis Henrique dos Reis
Abstract: A discussão sobre a análise da produção científica na área de Educação Especial (EEs) brasileira, já vem sendo objeto de estudo de vários pesquisadores. No entanto, ainda, são escassos os estudos sobre as características e tendências das teses sobre EE desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do estado de São Paulo (SP), no período de 1985 a 2009, levando em consideração os contextos mais abrangentes. Assim, a partir, de um exercício fundamentalmente analítico-sintético sobre as fontes bibliográfico-documentais e com o auxílio de fichas de registro, elaboramos um banco de dados (Caracter). Este banco de dados auxiliou-nos na identificação: de quem forma os doutores em EE nos PPGE do estado de SP (orientadores, programas, instituições etc.); das teses financiadas e respectivas agências de fomento; das temáticas privilegiadas; das populações-alvo desses estudos; das bases teóricas dessas teses; das fontes de pesquisas utilizadas; das metodologias; e das abordagens epistemológicas. Enfim, os resultados obtidos neste levantamento e as informações sistematizadas ao longo de seu desenvolvimento demonstraram que as teses em EEs desenvolvidas pelos PPGE do estado de SP estão em movimento, o qual pode ser visto com otimismo e cautela, o primeiro advém da aproximação da área com os problemas da educação escolar brasileira, já o segundo, relaciona-se fundamentalmente ao predomínio de estudos descritivos e de pesquisa-ação, que parecem indicar respectivamente, dispersão e não necessariamente a produção do novo, e certa adesão imediatista de caráter acrítico à concepção de inclusão e escola das políticas educacionais praticadas no Brasil.
Subject: Educação Especial
Educação Inclusiva
Produção Do Conhecimento
Pós-graduação
Special Education
Inclusive Education
Knowledge Production
Graduate Studies
Editor: Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
Rights: aberto
Address: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000100125&lng=pt&tlng=pt
Date Issue: 2016
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