Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324614
Type: Artigo
Title: Alfabetização Científica Ou Letramento Científico?: Interesses Envolvidos Nas Interpretações Da Noção De Scientific Literacy
Title Alternative: Alfabetização Científica Or Letramento Científico? Interests Involved In The Interpretation Of The Concept Of Scientific Literacy
Author: Cunha
Rodrigo Bastos
Abstract: A produção acadêmica no Brasil sobre divulgação científica, na qual se insere o ensino de ciências, muito se apoia em referências bibliográficas em língua inglesa. Nos trabalhos que tratam da noção de scientific literacy, predomina a escolha por traduzi-la como "alfabetização científica", e uma parcela bem menor dos estudos adotam "letramento científico". Este artigo trata da entrada do termo "letramento" no campo dos estudos da linguagem do meio acadêmico brasileiro, do qual foi emprestado; em seguida, apresenta algumas definições de scientific literacy em estudos internacionais sobre divulgação científica e ensino de ciências; depois confronta essas definições com trabalhos de autores brasileiros do campo do ensino de ciências, um que usa "alfabetização científica" e outro que usa "letramento científico"; por fim, propõe-se um diálogo do ensino de ciências com o jornalismo para explorar a potencialidade da noção de letramento científico.
Subject: Letramento Científico
Ensino De Ciências
Jornalismo
Scientific Literacy
Teaching Of Science
Journalism
Literacia Científica
Enseñanza De Las Ciencias
Periodismo
Editor: ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
Rights: aberto
Address: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000100169&lng=pt&tlng=pt
Date Issue: 2017
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
S1413-24782017000100169.pdf213.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.