Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324613
Type: Artigo
Title: Interlocuções Com Marilyn Cochran-smith Sobre Aprendizagem E Pesquisa Do Professor Em Comunidades Investigativas
Title Alternative: Dialogues With Marilyn Cochran-smith On Learning And Teacher Research In Communities Of Inquiry
Author: Fiorentini
Dario; Crecci
Vanessa
Abstract: Este artigo apresenta e discute a vida e a obra de Marilyn Cochran-Smith, bem como seus principais constructos teóricos, desenvolvidos com a colaboração de Susan Lytle, tais como: comunidades investigativas, investigação do professor, postura investigativa e formação de professores para a justiça social. Também são mencionados estudos e autores brasileiros que estabelecem interlocução com as ideias dessas autoras. Algumas contribuições e influências de Cochran-Smith e Lytle são destacadas em relação a esses estudos, principalmente aquelas relacionadas à pesquisa do professor sobre sua prática e à pesquisa sobre aprendizagem e desenvolvimento do professor em comunidades investigativas. Por fim, para ampliar o debate acerca dessas ideias e obter sua opinião atual sobre o movimento da pesquisa do professor e a política de educação do Governo Obama, é apresentada entrevista completa realizada pelos autores com Cochran-Smith, em 2012, no Boston College.
Subject: Formação Docente
Comunidades Investigativas
Marilyn Cochran-smith
Aprendizagem Docente
Postura Investigativa
Teacher Education
Inquiry Communities
Marilyn Cochran-smith
Teacher Learning
Inquiry As Stance
Formación Docente
Comunidades Investigativas
Marilyn Cochran-smith
Aprendizaje Docente
Postura Investigativa
Editor: ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
Rights: aberto
Address: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000200505&lng=pt&tlng=pt
Date Issue: 2016
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
S1413-24782016000200505.pdf216.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.