Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324587
Type: Artigo
Title: Educação Física Na Educação Infantil: Educando Crianças Ou Meninos E Meninas?
Title Alternative: Physical Education In Early Childhood Education: Educating Children Or Boys And Girls?
Author: Mariano
Marina; Altmann
Helena
Abstract: Este artigo trata das relações de gênero em aulas de Educação Física na Educação Infantil. A metodologia empregada na pesquisa que o originou consistiu na realização de observações de aulas e entrevistas com um professor e uma professora que lecionam em escolas públicas de um município da Região Metropolitana de Campinas, SP, Brasil. Expectativas e incentivos docentes, quando expressas para as crianças de forma polarizada, produziram desigualdades de gênero. Intervenções menos polarizadas produziram relações de gênero menos hierarquizadas e desiguais entre as crianças, constituindo meninos e meninas como capazes de aprender e vivenciar o corpo e os gestos de forma ampla e diversificada.
Subject: Educação Física
Educação Infantil
Gênero
Physical Education
Early Childhood Education
Gender
Editor: Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu
Rights: aberto
Address: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-83332016000100411&script=sci_abstract&tlng=pt
Date Issue: 2016
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
S0104-83332016000100411.pdf166.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.