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Type: Artigo
Title: “como Cheguei A Ser O Que Sou”? Uma Estética Da Torção Em Filmes Das Décadas De 60 E 70
Title Alternative: How I Became What I Am? An Aesthetics Of Twist Cinema In Films From The 1960s And 1970s
Author: Bessa
Karla Adriana Martins
Abstract: O artigo analisa as potencialidades políticas e teóricas da linguagem cinematográfica com enfoque nos modos como expressa e recria a relação entre sexualidade e diferenças de gênero. Na qualidade de produtos culturais, os três filmes analisados – A Casa Assassinada (1972), Sunday, Bloody Sunday (1971) e Les Amitiés Particulières (1964) – aludem à questões feministas da época, bem como instigam uma leitura para além das narrativas, pois imprimem uma perspectiva histórica à visualidade do corpo feminino, à heteronormatividade, aos amores imprecisos, indecisos e, por vezes, proibidos. O argumento do texto, a partir de uma perspectiva queer, é de que a ousadia estética que forjou o cinema de torções, dentro dos limites de cada estilo e época, foi justamente a de não fazer concessões políticas ao tratar de temas que desafiavam os cânones morais da sociedade vigent
Subject: Feminismo
Estudos Fílmicos
Cinema Queer
Estética Da Torção
Feminism
Queer Cinema
Films Studies
Twist Cinema
Editor: Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina
Rights: aberto
Address: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-026X2017000100291&script=sci_abstract&tlng=pt
Date Issue: 2017
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