Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324547
Type: Artigo
Title: Percepção E Conhecimento De Futuros Professores Sobre Seus Processos De Aprendizagem
Title Alternative: Perception And Knowledge Of Future Teachers Of Their Learning Processes
Author: Cunha
Neide de Brito; Boruchovitch
Evely
Abstract: Este trabalho objetivou levantar os conhecimentos que os futuros professores tinham a respeito de suas estratégias de aprendizagem. Participaram 62 estudantes, de cursos de Pedagogia e Matemática, de uma universidade pública e outra particular de dois estados brasileiros. Os dados foram coletados por meio do Protocolo de Ativação da Metacognição e da Autorreflexão sobre a Aprendizagem do Futuro Professor e examinados pela análise de conteúdo. Os resultados mostram não só que os estudantes que aspiram ser professores refletem sobre sua aprendizagem e se preocupam em processar a informação de maneira mais profunda, mas também que o autoconhecimento se constitui em instrumento importante para ajudar alunos a aprender a aprender. Do total de participantes, 70% declararam utilizar estratégias cognitivas, enquanto somente 30% mencionaram as metacognitivas. Aventa-se que haja falta de instrução adequada quanto ao uso de estratégias de aprendizagem no contexto educacional de formação do professor.
Subject: Metacognição
Formação De Professores
Autorregulação
Metacognition
Teacher Education
Self-regulation
Metacognición
Formación Del Profesorado
Autorregulación
Editor: UNICAMP - Faculdade de Educação
Rights: aberto
Address: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-73072016000300031&script=sci_arttext
Date Issue: 2016
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
S0103-73072016000300031.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.