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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE DE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.titleO Profmat E A Formação Do Professor De Matemática: Uma Análise Curricular A Partir De Uma Perspectiva Processual E Descentralizadoraen
dc.title.alternativeThe Profmat Program And Mathematics Teacher Education: A Curricular Analysis From A Procedural And Decentralizing Perspectivept_BR
dc.contributor.authorCaldattopt_BR
dc.contributor.authorMarlova Estela; Pavanellopt_BR
dc.contributor.authorRegina Maria; Fiorentinipt_BR
dc.contributor.authorDariopt_BR
unicamp.authorUniversidade Estadual de Campinas, Campinas São Paulo, Brasilpt_BR
unicamp.author.externalUniversidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco Paraná, Brasilpt_BR
unicamp.author.externalUniversidade Estadual de Maringá, Maringá Paraná, Brasilpt_BR
dc.subjectCurrículoen
dc.subjectFormação De Professores De Matemáticaen
dc.subjectMestrado Profissionalen
dc.subjectProfmaten
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectMathematics Teacher Trainingen
dc.subjectProfessional Masteren
dc.description.abstractAnalisamos neste artigo o currículo do PROFMAT a partir da perspectiva processual e descentralizadora de Sacristán (1998; 2013) e adotando como referências pesquisas cujo objeto de estudo são os conhecimentos do professor que ensina Matemática. Com tal finalidade, analisamos: o projeto acadêmico desse curso; livros-texto da “Coleção PROFMAT” utilizados nas disciplinas; dados oriundos da observação de aulas, o cronograma nacional de disciplinas; questionários respondidos por acadêmicos; avaliações presenciais. A partir dessas análises concluímos que não existe uma vinculação estreita entre os elementos que compõem o currículo do PROFMAT, uma vez que os objetivos a que ele se propõe não se concretizam no material didático utilizado nas disciplinas, no processo de modelação do currículo pelos docentes em seu desenvolvimento em sala de aula e, tampouco, nos currículos “realizado” e “avaliado”, especialmente porque as fases do currículo do PROFMAT não se vinculam diretamente à prática do professor de Matemática da Educação Básica.en
dc.relation.ispartofBolema: Boletim de Educação Matemáticapt_BR
dc.publisherUNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.citationBolema: Boletim De Educação Matemática. Unesp - Universidade Estadual Paulista, Pró-reitoria De Pesquisaprograma De Pós-graduação Em Educação Matemática, v. 30, n. 56, p. 906 - 925pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.volume30pt_BR
dc.description.issuenumber56pt_BR
dc.description.firstpage906pt_BR
dc.description.lastpage925pt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.sourceScielopt_BR
dc.identifier.issn0103-636Xpt_BR
dc.identifier.idScieloS0103-636X2016000300906pt_BR
dc.identifier.urlhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-636X2016000300906&lng=en&nrm=iso&tlng=ptpt_BR
dc.date.available2017-08-30T17:36:33Z-
dc.date.accessioned2017-08-30T17:36:33Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-30T17:36:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 S0103-636X2016000300906.pdf: 623778 bytes, checksum: 00bc0f0d459a5e9927cea435b17e30c5 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324508-
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