Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324508
Type: Artigo
Title: O Profmat E A Formação Do Professor De Matemática: Uma Análise Curricular A Partir De Uma Perspectiva Processual E Descentralizadora
Title Alternative: The Profmat Program And Mathematics Teacher Education: A Curricular Analysis From A Procedural And Decentralizing Perspective
Author: Caldatto
Marlova Estela; Pavanello
Regina Maria; Fiorentini
Dario
Abstract: Analisamos neste artigo o currículo do PROFMAT a partir da perspectiva processual e descentralizadora de Sacristán (1998; 2013) e adotando como referências pesquisas cujo objeto de estudo são os conhecimentos do professor que ensina Matemática. Com tal finalidade, analisamos: o projeto acadêmico desse curso; livros-texto da “Coleção PROFMAT” utilizados nas disciplinas; dados oriundos da observação de aulas, o cronograma nacional de disciplinas; questionários respondidos por acadêmicos; avaliações presenciais. A partir dessas análises concluímos que não existe uma vinculação estreita entre os elementos que compõem o currículo do PROFMAT, uma vez que os objetivos a que ele se propõe não se concretizam no material didático utilizado nas disciplinas, no processo de modelação do currículo pelos docentes em seu desenvolvimento em sala de aula e, tampouco, nos currículos “realizado” e “avaliado”, especialmente porque as fases do currículo do PROFMAT não se vinculam diretamente à prática do professor de Matemática da Educação Básica.
Subject: Currículo
Formação De Professores De Matemática
Mestrado Profissional
Profmat
Curriculum
Mathematics Teacher Training
Professional Master
Editor: UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática
Rights: aberto
Address: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-636X2016000300906&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Date Issue: 2016
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
S0103-636X2016000300906.pdf609.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.