Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324489
Type: Artigo
Title: O Discurso Do Marketing De Lugar E Os Grandes Eventos
O discurso do marketing de lugar e os grandes eventos
Title Alternative: The discourse of place and big event marketing
Author: Nicolau Netto, Michel
Abstract: Os grandes eventos se globalizam na mesma medida em que proliferam os lugares promovidos como marcas. Embora autônomos, esses processos estão relacionados ao se fundarem numa visão de que os lugares devem competir na globalização e que a competição deve se dar a partir de suas imagens. Esse tipo de competição se embasa num discurso produzido por publicitários de marketing de lugar, que tanto manuseiam formas simbólicas construídas como identidades coletivas, quanto se engajam na produção de novos elementos, de forma a configurá-los, tal qual as marcas de produtos, como diferencial competitivo. Neste artigo, investigo a atuação desses publicitários, compreendidos como artífices de um “senso comum planetário” que ressignifica a imagem do lugar a partir de concepção de uma marca. Serão aqui analisados os pressupostos desse discurso, suas instâncias de legitimidade e sua relação com os grandes eventos, que devem ser entendidos como espaços de consagração e circulação do discurso do marketing de lugar.
Os grandes eventos se globalizam na mesma medida em que proliferam os lugares promovidos como marcas. Embora autônomos, esses processos estão relacionados ao se fundarem numa visão de que os lugares devem competir na globalização e que a competição deve s
metadata.dc.description.abstractalternative: The big events are globalizing in the same way that places promoted as brands are spreading. Although autonomous, these processes are related by being founded in a vision that the places have to compete in the globalization and that the competition must o
Subject: Globalização
Identidade
Marketing
Branding
Megaeventos
Globalization
Identity
Marketing
Branding
Mega Events
Mondialisation
Identité
Marketing
Image De Marque (branding)
Méga-événements
Globalização
Identidade
Marketing
Country: Brasil
Editor: UFBA/Centro de Recursos Humanos
Rights: aberto
aberto
Identifier DOI: 10.1590/s0103-49792016000300006
Address: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792016000300495
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IFCH - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
S0103-49792016000300495.pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.