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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE DE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.titleO Jogo E A "escola Nova" No Contexto Da Sala De Aula: Maceió, 1927-1931en
dc.title.alternativeThe Game And The "new Education" In The Classroom Context: Maceió, 1927-1931pt_BR
dc.contributor.authorGrillopt_BR
dc.contributor.authorRogério de Melo; Prodócimopt_BR
dc.contributor.authorElaine; Góis Juniorpt_BR
dc.contributor.authorEdivaldopt_BR
unicamp.authorUniversidade Estadual de Campinas, Campinas SP, Brazilpt_BR
dc.subjectJogoen
dc.subjectBrincadeiraen
dc.subjectEscola Novaen
dc.subjectEducação Ativaen
dc.subjectRecurso Didáticoen
dc.subjectGameen
dc.subjectChild's Playen
dc.subjectNew Educationen
dc.subjectActive Learningen
dc.subjectDidactic Resourceen
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo descrever os discursos de intelectuais da educação brasileira, concernente ao jogo na escola, nas décadas de 1920 e 1930. Para tanto, o estudo teve como fonte artigos publicados na Revista de Ensino (1927-1931). O corpo documental foi constituído por 24 edições do periódico, publicado no Brasil, especificamente, em Maceió/AL, no período de 1927 a 1931. Esse recorte temporal evidencia uma época de profunda transformação na educação brasileira, já que se dava início à inclusão das ideias escolanovistas em vários estados do país. Ademais, a análise dos documentos supracitados fundamentou a construção de uma narrativa, que contextualiza as concepções de jogo na escola, segundo o debate escolanovista brasileiro. Ressalta-se que tais concepções vislumbram discursos sobre o jogo como um importante recurso didático e meio de escamotear os conteúdos escolares, mediante um "ensino lúdico" centrado na criança.en
dc.relation.ispartofEducação em Revistapt_BR
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.citationEducação Em Revista. Faculdade De Educação Da Universidade Federal De Minas Gerais, v. 32, n. 4, p. 345 - 364pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.volume32pt_BR
dc.description.issuenumber4pt_BR
dc.description.firstpage345pt_BR
dc.description.lastpage364pt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.sourceScielopt_BR
dc.identifier.issn0102-4698pt_BR
dc.identifier.idScieloS0102-46982016000400345pt_BR
dc.identifier.urlhttp://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982016000400345&script=sci_abstractpt_BR
dc.date.available2017-08-30T17:36:20Z-
dc.date.accessioned2017-08-30T17:36:20Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-30T17:36:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 S0102-46982016000400345.pdf: 897824 bytes, checksum: 3be76c520928223506c3966bab268ba6 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324433-
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