Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324433
Type: Artigo
Title: O Jogo E A "escola Nova" No Contexto Da Sala De Aula: Maceió, 1927-1931
Title Alternative: The Game And The "new Education" In The Classroom Context: Maceió, 1927-1931
Author: Grillo
Rogério de Melo; Prodócimo
Elaine; Góis Junior
Edivaldo
Abstract: O presente artigo tem como objetivo descrever os discursos de intelectuais da educação brasileira, concernente ao jogo na escola, nas décadas de 1920 e 1930. Para tanto, o estudo teve como fonte artigos publicados na Revista de Ensino (1927-1931). O corpo documental foi constituído por 24 edições do periódico, publicado no Brasil, especificamente, em Maceió/AL, no período de 1927 a 1931. Esse recorte temporal evidencia uma época de profunda transformação na educação brasileira, já que se dava início à inclusão das ideias escolanovistas em vários estados do país. Ademais, a análise dos documentos supracitados fundamentou a construção de uma narrativa, que contextualiza as concepções de jogo na escola, segundo o debate escolanovista brasileiro. Ressalta-se que tais concepções vislumbram discursos sobre o jogo como um importante recurso didático e meio de escamotear os conteúdos escolares, mediante um "ensino lúdico" centrado na criança.
Subject: Jogo
Brincadeira
Escola Nova
Educação Ativa
Recurso Didático
Game
Child's Play
New Education
Active Learning
Didactic Resource
Editor: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
Rights: aberto
Address: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982016000400345&script=sci_abstract
Date Issue: 2016
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
S0102-46982016000400345.pdf876.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.