Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324423
Type: Artigo
Title: O Processo De Elaboração De Um Documento Oficial Voltado Para A Educação Infantil
Title Alternative: The Elaboration Process Of An Official Document Aimed At The Pre-school Education
Author: Barricelli
Ermelinda
Abstract: Este artigo, recorte de uma pesquisa maior (Barricelli, 2012), objetiva mostrar como três participantes recontam em suas entrevistas o processo de elaboração do documento oficial do Município de São Paulo voltado para a Educação Infantil Orientações Curriculares - Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas. Esses participantes vivenciaram o processo de elaboração de lugares distintos: a Prescritora, renomada professora e pesquisadora sobre a infância, coordenou o grupo que elaborou o documento; a Formadora que fez parte do grupo responsável pela formação dos coordenadores da rede para a utilização do documento e, finalmente, a terceira participante, a Professora que representa os profissionais das Escolas de Educação Infantil do Município de São Paulo que efetivamente utilizaram o documento. Para organizar este artigo, relatamos o desenvolvimento desse processo, seguindo a mesma ordem cronológica dos fatos apresentada pela Prescritora em sua entrevista e complementado pelo relato da Formadora e da Professora. Os resultados apontam para um trabalho marcado por prescrições e por conflitos de diferentes instâncias que exerceram, em maior ou menor grau, influência na elaboração final do documento.
Subject: Trabalho Docente
Educação Infantil
Prescrição
Teaching
Pre-school Education
Prescription
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
Rights: aberto
Address: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0102-44502016000100143&lng=pt&nrm=iso&tlng=em
Date Issue: 2016
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
S0102-44502016000100143.pdf532.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.