Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324420
Type: Artigo
Title: Escala De Motivação Para A Leitura Para Adolescentes E Jovens: Propriedades Psicométricas
Title Alternative: Motivation To Read Scale For Teenagers And Youngsters: Psychometric Properties
Author: Gomes
Maria Aparecida Mezzalira; Boruchovitch
Evely
Abstract: A motivação para ler, assim como a motivação para aprender, é uma variável chave para a aprendizagem. Este estudo tem como objetivo descrever os passos relativos à construção de uma Escala de Motivação em Leitura (EML) para adolescentes e jovens, apresentar dados preliminares de suas propriedades psicométricas e validade de constructo. Participaram 329 estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Da análise fatorial exploratória dos 83 itens da escala, emergiram seis fatores coerentes com o continuum motivacional descrito pela Teoria da Autodeterminação, com consistência interna entre 0,97 e 0,76. Esses resultados iniciais revelam propriedades psicométricas promissoras da escala para uso no contexto educativo.
Subject: Motivação
Leitura
Reading
Validade Do Teste
Avaliação Educacional
Motivation
Test Validity
Educational Evaluation
Editor: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Rights: aberto
Address: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000200207&lng=en&nrm=isso&tlng=pt
Date Issue: 2016
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
S0102-37722016000200207.pdf509.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.