Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324392
Type: Artigo
Title: A Utilidade De Uma Investigação Exata: Literatura E Educação
Title Alternative: The Usefulness Of An Exact Investigation: Literature And Education
Author: Almeida
Leandro Thomaz de
Abstract: O presente artigo procurou resgatar alguns elementos do debate crítico suscitado pela literatura naturalista e relacioná-los com discussões recentes no Brasil sobre a inadequação de alguns livros para uso na educação básica, baseando-se nos exemplos de Monteiro Lobato e Adolfo Caminha. Para isso, realizou-se um levantamento de algumas acusações, tais como as de obscenidade e imoralidade lançadas a muitos romances escritos em finais do século XIX, os quais despertaram reação e defesa por parte dos escritores, notadamente o francês Émile Zola, cujos romances e obra teórica foram bastante discutidos no Brasil. A partir disso, esperou-se mostrar que o texto literário exige uma leitura capaz de considerar as especificidades de sua composição, o que levaria a uma abordagem do texto polêmico na educação diferente de sua simples condenação.
Subject: Literatura Naturalista
Educação
Romance
Naturalist Literature
Education
Novel
Littérature Naturaliste
Éducation
Roman
Editor: Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
Rights: aberto
Address: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302017005002101&script=sci_arttext
Date Issue: 2017
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
S0101-73302017005002101.pdf162.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.