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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.contributor.authorunicampPaulilo, André Luizpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.titleUm Capítulo Da História Da Formação E Da Profissão Docente No Brasil: O Instituto De Educação Do Distrito Federal E Sua Historiografiaen
dc.titleUm capítulo da história da formação e da profissão docente no Brasil: o Instituto de Educação do Distrito Federal e sua historiografiapt_BR
dc.title.alternativeA chapter in the history of education and the teaching profession in Brazil: Education Institute of the Federal District and its historiographypt_BR
dc.contributor.authorPaulilo, André Luizpt_BR
unicamp.authorUniversidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Departamento de Filosofia e História da Educação, Campinas SP, Brazilpt_BR
dc.subjectHistoriografiaen
dc.subjectInstituto De Educação Do Rio De Janeiroen
dc.subjectQuestões Atuais Da Formação De Professoresen
dc.subjectMovimento Educacional Brasileiro (1920-1930)en
dc.subjectHistoriographyen
dc.subjectEducation Institute Of Rio De Janeiroen
dc.subjectCurrent Issues Of Training For Teachingen
dc.subjectBrazilian Educational Movement (1920-1930)en
dc.subjectHistoriographieen
dc.subjectInstitut D'Éducation De Rio De Janeiroen
dc.subjectEnjeux Actuels De La Formation Des Enseignantsen
dc.subjectMouvement éducatif Brésilien (1920-1935)en
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subject.otherlanguageHistoriographypt_BR
dc.description.abstractO artigo trata da historiografia do movimento educacional brasileiro entre 1920 e 30, especialmente acerca da formação docente. Por um lado, discute a relevância do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) para entender o período e o tema. Sugere que essa instituição foi marcada por transformações na memória do movimento educacional nos anos 1920 e 30. Por outro lado, aborda o significado das atuais discussões sobre a formação de professores para as interpretações a respeito do ISERJ. Por fim, reflete sobre uma mudança fundamental na forma como respondemos ao desafio de formar para a docência. A conclusão afirma a distância entre um programa de enobrecimento excludente, seletivo e elitista do preparo do professor no passado e as atuais práticas de desqualificação ampla e geral do exercício docente.en
dc.description.abstractO artigo trata da historiografia do movimento educacional brasileiro entre 1920 e 30, especialmente acerca da formação docente. Por um lado, discute a relevância do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) para entender o período e o tema.pt_BR
dc.relation.ispartofEducação e sociedade: revista de ciência da educaçãopt_BR
dc.relation.ispartofabbreviationEduc. soc.pt_BR
dc.publisher.cityCampinas, SPpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedadept_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.date.monthofcirculationjan./mar.pt_BR
dc.identifier.citationEducação & Sociedade. Centro De Estudos Educação E Sociedade - Cedes, v. 38, n. 138, p. 117 - 132pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.description.volume38pt_BR
dc.description.issuenumber138pt_BR
dc.description.firstpage117pt_BR
dc.description.lastpage132pt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rightsAbertopt_br
dc.sourceSCIELOpt_BR
dc.identifier.issn0101-7330pt_BR
dc.identifier.eissn1678-4626pt_BR
dc.identifier.idScieloS0101-73302017000100117pt_BR
dc.identifier.doi10.1590/ES0101-73302016139962pt_BR
dc.identifier.urlhttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000100117pt_BR
dc.date.available2017-08-30T17:36:12Z-
dc.date.accessioned2017-08-30T17:36:12Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-30T17:36:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 S0101-73302017000100117.pdf: 190854 bytes, checksum: f578f83cd9f6c64566a2926594fe635a (MD5) Previous issue date: 2017 Bitstreams deleted on 2021-01-14T17:19:10Z: S0101-73302017000100117.pdf,. Added 1 bitstream(s) on 2021-01-14T17:19:38Z : No. of bitstreams: 1 S0101-73302017000100117.pdf: 268484 bytes, checksum: 74148b121c74a3344f2e7ee31f9ba66e (MD5)en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324391-
dc.contributor.departmentDepartamento de Filosofia e História da Educaçãopt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.description.abstractalternativeThis paper focuses the historiography of the Brazilian educational movement between 1920 and 1930, especially about the training for teaching. On one hand, it discusses the relevance of the Education Institute of Rio de Janeiro (ISERJ) to understand the ppt_BR
dc.subject.keywordInstituto de Educação do Rio de Janeiropt_BR
dc.subject.keywordquestões atuais da formação de professorespt_BR
dc.subject.keywordmovimento educacional brasileiro (1920–1930)pt_BR
dc.identifier.sourceS0101-73302017000100117pt_BR
dc.creator.orcid0000-0001-8112-8070pt_BR
dc.type.formArtigopt_BR
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