Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324391
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.CRUESP | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS | pt_BR |
dc.contributor.authorunicamp | Paulilo, André Luiz | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.title | Um Capítulo Da História Da Formação E Da Profissão Docente No Brasil: O Instituto De Educação Do Distrito Federal E Sua Historiografia | en |
dc.title | Um capítulo da história da formação e da profissão docente no Brasil: o Instituto de Educação do Distrito Federal e sua historiografia | pt_BR |
dc.title.alternative | A chapter in the history of education and the teaching profession in Brazil: Education Institute of the Federal District and its historiography | pt_BR |
dc.contributor.author | Paulilo, André Luiz | pt_BR |
unicamp.author | Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Departamento de Filosofia e História da Educação, Campinas SP, Brazil | pt_BR |
dc.subject | Historiografia | en |
dc.subject | Instituto De Educação Do Rio De Janeiro | en |
dc.subject | Questões Atuais Da Formação De Professores | en |
dc.subject | Movimento Educacional Brasileiro (1920-1930) | en |
dc.subject | Historiography | en |
dc.subject | Education Institute Of Rio De Janeiro | en |
dc.subject | Current Issues Of Training For Teaching | en |
dc.subject | Brazilian Educational Movement (1920-1930) | en |
dc.subject | Historiographie | en |
dc.subject | Institut D'Éducation De Rio De Janeiro | en |
dc.subject | Enjeux Actuels De La Formation Des Enseignants | en |
dc.subject | Mouvement éducatif Brésilien (1920-1935) | en |
dc.subject | Historiografia | pt_BR |
dc.subject.otherlanguage | Historiography | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo trata da historiografia do movimento educacional brasileiro entre 1920 e 30, especialmente acerca da formação docente. Por um lado, discute a relevância do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) para entender o período e o tema. Sugere que essa instituição foi marcada por transformações na memória do movimento educacional nos anos 1920 e 30. Por outro lado, aborda o significado das atuais discussões sobre a formação de professores para as interpretações a respeito do ISERJ. Por fim, reflete sobre uma mudança fundamental na forma como respondemos ao desafio de formar para a docência. A conclusão afirma a distância entre um programa de enobrecimento excludente, seletivo e elitista do preparo do professor no passado e as atuais práticas de desqualificação ampla e geral do exercício docente. | en |
dc.description.abstract | O artigo trata da historiografia do movimento educacional brasileiro entre 1920 e 30, especialmente acerca da formação docente. Por um lado, discute a relevância do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) para entender o período e o tema. | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação e sociedade: revista de ciência da educação | pt_BR |
dc.relation.ispartofabbreviation | Educ. soc. | pt_BR |
dc.publisher.city | Campinas, SP | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher | Centro de Estudos Educação e Sociedade | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.date.monthofcirculation | jan./mar. | pt_BR |
dc.identifier.citation | Educação & Sociedade. Centro De Estudos Educação E Sociedade - Cedes, v. 38, n. 138, p. 117 - 132 | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.description.volume | 38 | pt_BR |
dc.description.issuenumber | 138 | pt_BR |
dc.description.firstpage | 117 | pt_BR |
dc.description.lastpage | 132 | pt_BR |
dc.rights | aberto | pt_BR |
dc.rights | Aberto | pt_br |
dc.source | SCIELO | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0101-7330 | pt_BR |
dc.identifier.eissn | 1678-4626 | pt_BR |
dc.identifier.idScielo | S0101-73302017000100117 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.1590/ES0101-73302016139962 | pt_BR |
dc.identifier.url | https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000100117 | pt_BR |
dc.date.available | 2017-08-30T17:36:12Z | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-30T17:36:12Z | - |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-08-30T17:36:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 S0101-73302017000100117.pdf: 190854 bytes, checksum: f578f83cd9f6c64566a2926594fe635a (MD5) Previous issue date: 2017 Bitstreams deleted on 2021-01-14T17:19:10Z: S0101-73302017000100117.pdf,. Added 1 bitstream(s) on 2021-01-14T17:19:38Z : No. of bitstreams: 1 S0101-73302017000100117.pdf: 268484 bytes, checksum: 74148b121c74a3344f2e7ee31f9ba66e (MD5) | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324391 | - |
dc.contributor.department | Departamento de Filosofia e História da Educação | pt_BR |
dc.contributor.unidade | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.description.abstractalternative | This paper focuses the historiography of the Brazilian educational movement between 1920 and 1930, especially about the training for teaching. On one hand, it discusses the relevance of the Education Institute of Rio de Janeiro (ISERJ) to understand the p | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instituto de Educação do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject.keyword | questões atuais da formação de professores | pt_BR |
dc.subject.keyword | movimento educacional brasileiro (1920–1930) | pt_BR |
dc.identifier.source | S0101-73302017000100117 | pt_BR |
dc.creator.orcid | 0000-0001-8112-8070 | pt_BR |
dc.type.form | Artigo | pt_BR |
Appears in Collections: | FE - Artigos e Outros Documentos |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
S0101-73302017000100117.pdf | 262.19 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.