Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324391
Type: Artigo
Title: Um Capítulo Da História Da Formação E Da Profissão Docente No Brasil: O Instituto De Educação Do Distrito Federal E Sua Historiografia
Title Alternative: A Chapter In The History Of Education And The Teaching Profession In Brazil: Education Institute Of The Federal District And Its Historiography
Author: Paulilo
André Luiz
Abstract: O artigo trata da historiografia do movimento educacional brasileiro entre 1920 e 30, especialmente acerca da formação docente. Por um lado, discute a relevância do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) para entender o período e o tema. Sugere que essa instituição foi marcada por transformações na memória do movimento educacional nos anos 1920 e 30. Por outro lado, aborda o significado das atuais discussões sobre a formação de professores para as interpretações a respeito do ISERJ. Por fim, reflete sobre uma mudança fundamental na forma como respondemos ao desafio de formar para a docência. A conclusão afirma a distância entre um programa de enobrecimento excludente, seletivo e elitista do preparo do professor no passado e as atuais práticas de desqualificação ampla e geral do exercício docente.
Subject: Historiografia
Instituto De Educação Do Rio De Janeiro
Questões Atuais Da Formação De Professores
Movimento Educacional Brasileiro (1920-1930)
Historiography
Education Institute Of Rio De Janeiro
Current Issues Of Training For Teaching
Brazilian Educational Movement (1920-1930)
Historiographie
Institut D'Éducation De Rio De Janeiro
Enjeux Actuels De La Formation Des Enseignants
Mouvement éducatif Brésilien (1920-1935)
Editor: Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
Rights: aberto
Address: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302016005004102&script=sci_abstract&tlng=pt
Date Issue: 2017
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
S0101-73302017000100117.pdf186.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.