Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324391
Type: Artigo
Title: Um Capítulo Da História Da Formação E Da Profissão Docente No Brasil: O Instituto De Educação Do Distrito Federal E Sua Historiografia
Um capítulo da história da formação e da profissão docente no Brasil: o Instituto de Educação do Distrito Federal e sua historiografia
Title Alternative: A chapter in the history of education and the teaching profession in Brazil: Education Institute of the Federal District and its historiography
Author: Paulilo, André Luiz
Abstract: O artigo trata da historiografia do movimento educacional brasileiro entre 1920 e 30, especialmente acerca da formação docente. Por um lado, discute a relevância do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) para entender o período e o tema. Sugere que essa instituição foi marcada por transformações na memória do movimento educacional nos anos 1920 e 30. Por outro lado, aborda o significado das atuais discussões sobre a formação de professores para as interpretações a respeito do ISERJ. Por fim, reflete sobre uma mudança fundamental na forma como respondemos ao desafio de formar para a docência. A conclusão afirma a distância entre um programa de enobrecimento excludente, seletivo e elitista do preparo do professor no passado e as atuais práticas de desqualificação ampla e geral do exercício docente.
O artigo trata da historiografia do movimento educacional brasileiro entre 1920 e 30, especialmente acerca da formação docente. Por um lado, discute a relevância do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) para entender o período e o tema.
metadata.dc.description.abstractalternative: This paper focuses the historiography of the Brazilian educational movement between 1920 and 1930, especially about the training for teaching. On one hand, it discusses the relevance of the Education Institute of Rio de Janeiro (ISERJ) to understand the p
Subject: Historiografia
Instituto De Educação Do Rio De Janeiro
Questões Atuais Da Formação De Professores
Movimento Educacional Brasileiro (1920-1930)
Historiography
Education Institute Of Rio De Janeiro
Current Issues Of Training For Teaching
Brazilian Educational Movement (1920-1930)
Historiographie
Institut D'Éducation De Rio De Janeiro
Enjeux Actuels De La Formation Des Enseignants
Mouvement éducatif Brésilien (1920-1935)
Historiografia
Country: Brasil
Editor: Centro de Estudos Educação e Sociedade
Citation: Educação & Sociedade. Centro De Estudos Educação E Sociedade - Cedes, v. 38, n. 138, p. 117 - 132
Rights: aberto
Aberto
Identifier DOI: 10.1590/ES0101-73302016139962
Address: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000100117
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FE - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
S0101-73302017000100117.pdf262.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.