Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324384
Type: Artigo
Title: Rousseau E Condorcet: Educação Pública Versus Educação Estatal
Title Alternative: Rousseau And Condorcet: Public Education Versus State Education
Author: Piozzi
Patrizia
Abstract: O artigo buscou explorar as ideias de pensadores iluministas - sobretudo Condorcet e Rousseau - no que diz respeito às relações entre processo civilizatório, liberdade, igualdade e democratização do saber. Na elaboração de Condorcet, o papel social e político da educação é iluminado pelo nexo estabelecido por esses pensadores entre a realização da "comunidade dos livres e iguais" e a apropriação universal do conhecimento. Daí sua preocupação em criar condições para que a instrução seja instrumento de democratização do poder, evitando o monopólio do recrutamento, responsável pela ossificação de correntes doutrinárias e pela estratificação de privilégios corporativos. O pensamento de Rousseau, com seus elementos passadistas e pessimistas, é sublinhado para mostrar outro lado dessa questão. E talvez nos ajude a pensar esses temas em nossos tempos, em que se pode observar "a derrota e o progressivo desaparecimento de modelos societários mais cooperativos em favor da consolidação de agregados conflitivos, em que os indivíduos mais fortes organizam o todo de forma vantajosa para si".
Subject: Iluminismo
Educação
Democracia
Igualdade
Liberdade
Rousseau
Condorcet
Enlightenment
Education
Democracy
Equality
Freedom
Rousseau
Condorcet
Siècle Des Lumières
Éducation
Démocratie
Égalité
Liberté
Rousseau
Condorcet
Editor: Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
Rights: aberto
Address: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302016000200337&script=sci_abstract&tlng=pt
Date Issue: 2016
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
S0101-73302016000200337.pdf165.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.