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Type: Artigo
Title: Três Teses Sobre As Reformas Empresariais Da Educação: Perdendo A Ingenuidade
Title Alternative: Three Theses On Corporate Reforms In Education: Losing Ingenuity
Author: Freitas
Luiz Carlos de
Abstract: Este ensaio lista três teses contra o pensamento que prega "um mesmo tamanho serve para todos", o qual está tentando estabelecer-se no Brasil sobre a eficácia da avaliação na melhoria da qualidade da escola. A avaliação tem sido colocada na base das propostas de reforma escolar e tem servido para justificar uma série de pressões sobre as escolas e seus profissionais. Essas teses incluem: o conceito de "boa educação" informada pelas médias obtidas nas avaliações; a relação entre a macropolítica e a micropolítica educacional e o papel da primeira na modulação das propostas de política pública; e a ideia de que a curva normal é uma boa referência para entender o fenômeno educativo. Essas teses, juntas, têm potencial para estabelecer a crítica da proposta de reforma empresarial da educação e colocar a educação brasileira em outra perspectiva, valorizando uma responsabilização participativa dos agentes educativos em substituição à responsabilização verticalizada.
Subject: Reformadores Empresariais
Concepção De Educação
Micropolítica Escolar
Curva Normal
Responsabilização
Corporate Reformers
Education Concept
School Micropolitics
Normal Curve
Accountability
Editor: Centro de Estudos Educação e Sociedade
Rights: aberto
Address: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622016000200137
Date Issue: 2016
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