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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Contradições no mercado e na educação : uma análise crítica do discurso da "Escola Social do Varejo"
Title Alternative: Contradictions in the market and education : a critical discourse analysis of the "Escola Social do Varejo"
Author: Gaete Díaz, Gonzalo Nicolás, 1986-
Advisor: Gallo, Sílvio, 1963-
Abstract: Resumo: A dissertação analisa as intervenções na educação e formação profissional do chamado terceiro setor no Brasil e no Chile, especificamente no contexto do projeto desenvolvido pelo Instituto Walmart (IW) a Escola Social do Varejo (ESV), projeto que transcendeu o território brasileiro sendo exportado para outros países, na América Latina (Argentina, Chile e México) e no continente africano (Africa do Sul) da mão da Youth Foundation e do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Neste sentido, a pesquisa consiste numa Análise Crítica do Discurso (ACD), isto é, fazer uma leitura do texto além da palavra escrita, considerando a prática social em que os traços são concretizados, uma abordagem social linguisticamente orientada, dos textos que compõem a prática mencionada. O anterior na forma de uma análise documental, das leis que regulam a participação de privados em ambos países, na questão publica não governamental, e nos documentos próprios da ESV aos que foi possível ter acesso. A ESV começou oficialmente no ano 2004 nos estados do nordeste do pais, e que atualmente trabalha em parceria com a Universidade Estadual de Ceará, oferece uma formação integral para os estudantes além da preparação para o primeiro emprego formal na área do varejo. E a abrangência do programa não é menor, o programa até o presente ano já tem trabalhado com mais de dez mil jovens, dos quais um 80% dos ex-alunos estão inseridos no mercado de trabalho, de acordo nos dados oferecidos no site do projeto. Na base do programa curricular do programa se apresenta o relatório Delors feito para a UNESCO além de referencias ao pensamento do pernambucano, Paulo Freire. Embora o objetivo de oferecer possibilidades de emprego formal para jovens de famílias com baixa renda é uma proposta desejável e necessária para solucionar um importante problema de natureza pública, o projeto em análise é uma resposta de um agente do terceiro setor com interesses privados. Com a ideia de que a educação é um problema de todos e que todos os `atores sociais¿ precisam-se involucrar, se entregam certificados de instituições de educação publica, usando espaços de instituições publicas, com o objetivo de formar jovens de baixa renda para trabalhar como empregados no varejo

Abstract: This dissertation analyzes the interventions in education and professional development undertaken by the so-called third sector in Brazil and Chile, specifically within the context of the development project implemented by the Walmart Institute (WI) and the Social School of Varejo (ESV), which is a project that transcended Brazilian territory and reached other countries in Latin America (Argentina, Chile, and Mexico), as well as in Africa (South Africa) by means of the Youth Foundation and the Interamerican Development Bank. In this sense, the investigation consists of a critical analysis of discourse (CAD), that is, a close reading of the text that goes beyond the written word to consider how social practice solidifies discursive elements. This is a sociolinguistic approach to the texts which constitute the abovementioned practice. The study begins with an analysis of documents, including the laws that regulate participation by private entities in both countries, as well as the question of non-governmental organizations. Further documents subjected to analysis include those of the ESV for which it was possible to obtain access. The ESC opened officially in 2004 in the northeastern states of the country, and is currently working in partnership with the State University of Ceará, which offers a full-time education to students, as well as preparation for their first formal employment in the area of retail. The wide-ranging nature of the program is demonstrated by the fact that, as of the current year, the program has already worked with more than ten thousand youths, of which 80% later obtained formal employment, according to data offered by the program. At its base, the program¿s curriculum is presented in the Delors Report undertaken by UNESCO, as well as by references to the philosophy of the Pernambucan, Paulo Freire. Although the objective of offering possible formal employment to low-income youths is a desirable proposal and a necessary component of the solution to an important social problem of a public nature, the project under analysis is a response to a private sector agent with private interests. With the idea that education is a problem concerning everyone, and that everybody is a "social actor" who needs to involve themselves, diplomas from public education institutions are awarded, using public spaces, with the objective of educating low-income youths and preparing them for jobs in the retail sector
Subject: Educação para o trabalho
Análise crítica do discurso
Linguística de corpus
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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