Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324313
Type: TESE DIGITAL
Title: Bacharelados interdisciplinares : o desafio da interdisciplinaridade
Title Alternative: Interdisciplinary baccalaureate : the challenge of interdisciplinarity
Author: Gonçalves, Carolina Ponciano, 1990-
Advisor: Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-
Abstract: Resumo: O presente trabalho de pesquisa busca compreender a interdisciplinaridade presente nas práticas curriculares de cursos de Bacharelados Interdisciplinares (BIs), oferecidos por universidades federais no Brasil. A questão norteadora da investigação é: quais principais concepções de interdisciplinaridade são mobilizadas na implantação dos bacharelados interdisciplinares em instituições de educação superior no Brasil? O referencial teórico da pesquisa foi estabelecido a partir de contribuições de autores do campo do currículo, tendo como maior referência de pesquisa Alfredo Veiga Neto. Para a realização do estudo, constituiu-se um campo de pesquisa a partir de narrativas de próreitores de graduação e de um ex-reitor, sujeitos oriundos de três universidades federais selecionadas para tal trabalho. Foram também considerados como fontes de estudo, documentos curriculares como projetos políticos pedagógicos de tais instituições. Os entrevistados concederam depoimentos compreendidos como narrativas, cujas leituras foram realizadas a partir de inspirações teóricas encontradas em Walter Benjamin. As narrativas foram produzidas buscando valorizar a memória dos atores sociais e seu contexto sócio-cultural. As histórias dos sujeitos foram adensadas e apresentadas como mônadas, possibilitando a ressignificação das experiências vividas no contexto de cada instituição universitária. Como resultado da pesquisa, um síncrono de constatações tornou-se evidente, tais como: 1.A relevância das divergências nas comunidades epistêmicas; 2. O estabelecimento de um campo abrangente de disputas, que se desdobra nos espaços acadêmicos e nos documentos produzidos no período de implantação dos BI¿s; 3. As noções de interdisciplinaridade não são instituídas de maneira linear nos cursos de BIs, com um considerável leque de interpretações e diversidade de pensamentos

Abstract: The present research work seeks to understand the interdisciplinarity present in the curricular practices of Interdisciplinary Bachelor courses (BIs), offered by federal universities in Brazil. The guiding question of the research is: what are the main conceptions of interdisciplinarity mobilized in the implantation of the interdisciplinary baccalaureates in institutions of higher education in Brazil? The theoretical reference of the research was established based on the contributions of authors from the field of curriculum, with Alfredo Veiga Neto as the research reference. For the accomplishment of the study, a field of research was constituted from narratives of undergraduate pro-rectors and a former rector, subjects coming from three federal universities selected for such work. Curricular documents were also considered as sources of study as pedagogical political projects of such institutions. The interviewees gave testimonies understood as narratives, whose readings were made from the theoretical inspirations found in Walter Benjamin. The narratives were produced seeking to value the memory of social actors and their socio-cultural context. The subjects' histories were densified and presented as monads, enabling the re-signification of the experiences lived in the context of each university institution. As a result of the research, a synchronous set of findings became evident, such as: 1. The relevance of divergences in epistemic communities; 2. The establishment of a comprehensive field of disputes, which is deployed in academic spaces and in the documents produced during the BI implementation period; 3. The notions of interdisciplinarity are not linearly instituted in BI courses, with a wide range of interpretations and diversity of thoughts
Subject: Interdisciplinaridade
Narrativas
Currículos
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Goncalves_CarolinaPonciano_M.pdf964.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.