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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Richard Wagner : o músico esteta a partir da filosofia schopenhaueriana
Title Alternative: Richard Wagner : the esthetician musician from the schopenhaueriana philosophy
Author: Oliveira, Sidnei de, 1980-
Advisor: Giacoia Junior, Oswaldo, 1954-
Abstract: Resumo: Richard Wagner é conhecido por revolucionar a história da ópera. Quando discorremos sobre Wagner, se quisermos realizar um trabalho minucioso, faz-se necessário abordá-lo em duas áreas, a saber, a música e a filosofia. A primeira, devido sua obra musical, fica óbvio o quanto devemos nos preocupar e analisar suas óperas, ou como ele mesmo a nomeou, drama wagneriano. Já a segunda, foi aos poucos sendo inserida tanto em sua vida quanto em seus escritos estéticos, cartas e composições, ou seja, a necessidade de desenvolver algo que nenhum outro compositor exerceu na história da música o levou a se dedicar a filosofia. A tese em questão mostra o caminho que Wagner percorreu até chegar à obra que marcou sua mudança composicional, mostrando como a filosofia pode ser trabalhada em conjunto com a música, mais especificamente com o drama. Nomes importantes fizeram parte desta trajetória, alguns deles não poderiam ser esquecidos, músicos, filósofos, literatos, críticos, todos, sem exceção, de alguma forma tiveram sua porcentagem na formação filosófica de Wagner. Estes nomes serão apresentados e analisados com cuidado para firmar sua importância para Wagner. Tristan und Isolde será a o drama wagneriano que nos servirá para expor a filosofia da música, a negação e a afirmação da vida, sendo possível apenas através da filosofia que Wagner se apropriou, pois esta filosofia fez dele um schopenhaueriano, da mesma forma que já se entendia como um beethoveniano. Arthur Schopenhauer é o filósofo central da nossa pesquisa, tal como Tristan und Isolde é a afirmação filosófica schopenhaueriana em forma de drama aos olhos de Richard Wagner

Abstract: Richard Wagner is known for revolutionizing the history of opera. When we talk about Wagner, if we want to do a thorough job, we need to approach it in two areas, namely music and philosophy. The first, due to his musical work, makes it obvious how much we should worry and analyze his operas, or as he himself has named it, wagnerian drama. Already the second, was gradually inserted in both his life and his aesthetic writings, letters and compositions, that is, the need to develop something that no other composer has played in the history of music has led him to devote himself to philosophy. The thesis in question shows the path Wagner went through to the work that marked his compositional shift, showing how philosophy can be worked together with music, more specifically with drama. Important names were part of this trend, some of them could not be forgotten, musicians, philosophers, literates, critical, all without exception, somehow had their percentage in the philosophical formation of Wagner. These names will be presented and analyzed carefully to establish their importance to Wagner. Tristan und Isolde will be the Wagnerian drama that will serve us to expose the philosophy of music, the denial and the affirmation of life, being possible only through the philosophy that Wagner appropriated, because this philosophy made him a Schopenhauerian, in the same way that already Understood as a beethovenian. Arthur Schopenhauer is the central philosopher of our research, such as Tristan und Isolde is the schopenhauerian philosophical statement in the form of drama in the eyes of Richard Wagner
Subject: Wagner, Richard, 1813-1883
Schopenhauer, Arthur, 1788-1860
Filosofia
Música
Drama
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

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