Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324260
Type: Artigo
Title: Grupo Terapêutico: Preparo Familiar Para Inclusão
Author: Nobre M.I.R.D.S.
Macedo T.P.
Moraes A.C.B.
Montilha R.D.C.I.
Abstract: Algumas pesquisas mostram que a família não é o único contexto em que a criança tem oportunidade de vivenciar e ampliar o seu repertório de aprendizagem e desenvolvimento, sendo a escola outra instituição fundamental (Marques, 2002). O presente trabalho tem como objetivo descrever a abordagem grupal, desenvolvida com cuidadores de crianças com necessidades especiais, tendo como um dos objetivos a preparação da família para a inclusão escolar. Método: Estudo de caso. Os dados foram coletados a partir de observações dos grupos que acontecem semanalmente, com duração de uma hora. Resultados: A amostra foi composta por 20 cuidadoras, todas mães. Durante os grupos foram discutidos temas como desenvolvimento da criança com necessidades especiais, direitos para a inclusão, dificuldades escolares, orientações para a escola, entre outros. A partir dos relatos observa-se que os indivíduos com necessidades especiais e seus familiares necessitam, na fase escolar, conhecer estratégias e equipamentos que facilitem o aprendizado das atividades escolares. © 2016 NASEN
Subject: Deficiência
Família
Grupo
Inclusão
Editor: Blackwell Publishing Ltd
Rights: fechado
Identifier DOI: 10.1111/1471-3802.12317
Address: https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-84991501335&doi=10.1111%2f1471-3802.12317&partnerID=40&md5=2ee41a62ec0b3b960064ba891effc27d
Date Issue: 2016
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
2-s2.0-84991501335.pdf249.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.