Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322805
Type: TESE DIGITAL
Title: Abrindo os cadernos da professora que pesquisa a própria prática : escrita narrativa e produção de conhecimento
Title Alternative: Opening the notebook of the teacher who researches the practice itself : narrative wrinting and knowledge production
Author: Chautz, Grace Caroline Chaves Buldrin, 1978-
Advisor: Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
Abstract: Resumo: Uma pesquisa de mestrado na linha de pesquisa Formação de Professores e Trabalho Docente, que traz as reflexões realizadas por uma professora da educação infantil e ensino fundamental I, que escreve em um Caderno que denomina Caderno Refúgio, o cotidiano no qual está inserida. A problemática da pesquisa traz à tona o quanto essa professora produz conhecimento ao narrar e metanarrar sua prática docente, tendo em seus registros de escrita narrativa a possibilidade de analisar sua constituição docente. Dessa forma, a pesquisa é de cunho narrativo e fundamentada nos estudos bakhtinianos. Os dados (narrativas) dos Cadernos Refúgio vem para o texto permitindo uma análise reflexiva sobre as escritas e experiências, conduzindo a professora narradora pesquisadora, um trilhar que lhe permite uma polifonia de vozes eu-outro, que a conduz a imersão de saberes que emergem ao narrar o narrado, configurando o exercício narrativo como sendo o objeto de estudo da pesquisa. Nesse trilhar do caminho, aparentemente solitário, a pesquisa nos conta de palavras que ecoam lições alteritárias, onde uma ciência do singular atravessa a pesquisa, que passa a ter um sentido na interpenetração com os outros que a constitui. Assim, o leitor na figura do outro, poderá sentir-se pertencedor desse processo reflexivo, onde ao compartilhar sua prática pedagógica nesta dissertação, a professora que pesquisa sua própria prática, produz conhecimento ao narrar esse encontro de outros

Abstract: A master's research in the research line Teacher Training and Teaching Work, which brings the reflections carried out by a teacher of preschool and elementary education, who writes in a notebook that she calls "Caderno Refúgio", the daily life in which she is inserted. The research problematic reveals how much this teacher produces knowledge when narrating and doing a metanarrative about its teaching practice, having in her registers of narrative writing the possibility of analyzing her teacher constitution. In this way, the research is a narrative and grounded in the studies of Bakhtin. The data (narratives) of the "Cadernos Refúgio" come to the text allowing a reflexive analysis on the writings and experiences, leading the teacher narrator researcher, a track that allows a polyphony of voices I-other, that leads to the immersion of emerging knowledge when narrating the narrated, configuring the narrative exercise as being the object of study of the research. On this path, apparently solitary, research tells us words that echo alternative lessons, where a science of the singular goes through research, which has a meaning in the interpenetration with others that constitutes it. Thus, the reader in the figure of the other may feel himself to be part of this reflexive process, where in sharing his pedagogical practice in this dissertation, the teacher who researches her own practice produces knowledge in narrating this encounter of others
Subject: Pesquisa
Narrativas
Prática pedagógica
Produção do conhecimento
Formação docente
Professor pesquisador
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Chautz_GraceCarolineChavesBuldrin_M.pdf40.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.