Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322788
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: O cinema de Trinh T. Minh-ha = intervalos entre antropologia, cinema e artes visuais = The cinema of Trinh T. Minh-ha: intervals between anthropology, cinema and visual arts
Title Alternative: The cinema of Trinh T. Minh-ha : intervals between anthropology, cinema and visual arts
Author: Gonçalves, Gustavo Soranz, 1978-
Advisor: Freire, Marcius, 1949-
Abstract: Resumo: Trinh T. Minh-ha é uma cineasta e intelectual vietnamita, radicada nos Estados Unidos desde os anos 1970. Possui formação acadêmica multidisciplinar, com estudos na área de composição musical, de etnomusicologia e de literatura comparada. Nas últimas décadas tem atuado com destaque em diversos campos da produção artística e também da produção acadêmica. Realizou oito filmes, entre médias e longas-metragens, montou cinco instalações multimídia e publicou quatorze livros, entre obras artísticas, coletâneas de roteiros e entrevistas e ensaios teóricos. Seus filmes provocam as convenções de diferentes searas fílmicas, transitando nos intervalos entre o documentário, o filme etnográfico, o cinema experimental e o cinema narrativo. Em sua produção, tanto intelectual quanto fílmica, encontramos questões que atravessam de um campo a outro, subvertendo as fronteiras e criando intersecções entre a teoria e a prática de modo a questionar os lugares determinados entre saberes, relacionando as artes e as ciências de modo inovador. Seus temas de interesse giram em torno das formas de representação da diferença cultural, a condição feminina e questões de identidade. Nossa pesquisa se debruça sobre seus filmes propondo um duplo movimento de relacionamento: um primeiro que vem da teoria em direção aos filmes, para investigar como as estratégias inovadoras utilizadas em seu cinema dialogam com a teoria social, de modo a pensar outros marcos na relação entre o cinema e antropologia. O segundo parte dos filme em direção à teoria do cinema, mais precisamente a teoria dedicada ao cinema documentário, para analisar como seus filmes podem contribuir para expandir o debate sobre esse domínio cinematográfico por oferecer contribuições originais e desafiadoras em relação aos pilares essenciais desse tipo de cinema, que são aqueles ligados às estratégias de filmagem e à relação entre quem filma e quem é filmado. Entendemos seus filmes como casos exemplares que nos permitem pensar o cinema documentário em sua plenitude poética e que contribuem de modo original em relação àquela que talvez seja a grande contribuição da tradição do documentário para o cinema, a questão ética. Para investigar uma produção tão desafiadora e questionadora dos cânones tradicionais das áreas com as quais dialoga, nosso referencial teórico está constituído a partir de contribuições vindas do campo da antropologia, da teoria do cinema e das artes

Abstract: Trinh T. Minh-ha is a filmmaker and Vietnamese intellectual, rooted in the United States since the 1970s has multidisciplinary academic education with studies in musical composition, ethnomusicology and comparative literature. In recent decades it has worked prominently in various fields of artistic production and also the academic production. Held eight films, including medium and feature films, he has set up five multimedia installations and published fourteen books, including works of art, collections of scripts and interviews and theoretical essays. His films provoke the conventions of different filmic cornfields, moving in ranges between documentary, ethnographic film, experimental cinema and narrative cinema. In its production, both intellectual and filmic, we find issues that cross from one field to another, subverting the boundaries and creating intersections between theory and practice in order to question the places determined between knowledge, relating the arts and innovative way science . His topics of interest revolve around the forms of representation of cultural difference, the female condition and identity issues. Our research focuses on his films proposing a dual relationship of movement: a first that comes from theory toward the movies, to investigate how innovative strategies used in your movie dialogue with social theory, to think other milestones in the relationship between cinema and anthropology. The second part of the film toward the film theory, specifically the theory dedicated to documentary cinema, to analyze how his films can help to expand the debate on the cinematic domain by offering unique and challenging contributions from the essential pillars of this kind of cinema, which are those linked to filming strategies and the relationship between who films and who is filmed. We understand his films as exemplary cases that allow us to think the documentary film us in his poetic fullness and contribute in an original way in relation to what may be the great documentary tradition of contribution to the cinema, the ethical question. To investigate a production so challenging and questioning the traditional canons of the areas with which dialogue, our theoretical framework is formed from contributions coming from the field of anthropology, film theory and the arts
Subject: Trinh, T. Minh-Ha (Thi Minh-Ha), 1952-
Documentário (Cinema)
Antropologia
Cinema experimental
Filmes etnográficos
Editor: [s.n.]
Citation: GONÇALVES, Gustavo Soranz. O cinema de Trinh T. Minh-ha: intervalos entre antropologia, cinema e artes visuais = The cinema of Trinh T. Minh-ha: intervals between anthropology, cinema and visual arts. 2016. 1 recurso online (244 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/322788>. Acesso em: 1 set. 2018.
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Goncalves_GustavoSoranz_D.pdf8.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.