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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Percepção de fisioterapeutas em relação as suas práticas durante um programa de aprimoramento profissional
Title Alternative: Perception of physiotherapists in relation to their practices during a professional development program
Author: Pereira, Larissa Roberta Andrade, 1991-
Advisor: Paiva e Silva, Roberto Benedito de, 1954-
Abstract: Resumo: A Fisioterapia, que teve sua origem sob a ótica da medicina, vem sendo cada vez mais questionada sobre a sua forma de atuação nos sistemas de saúde, bem como sobre o conteúdo educacional dos cursos de graduação e pós-graduação. Uma das grandes discussões envolve o modelo de intervenção adotado: o modelo hegemônico, tradicional e focado na doença, e o modelo não hegemônico, direcionado ao indivíduo. Esta pesquisa teve por objetivo conhecer a percepção de fisioterapeutas inseridos no programa de aprimoramento profissional (PAP) na área da saúde no hospital de Clínicas da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp em relação às suas atuações durante o processo terapêutico. Para isso, foram entrevistados fisioterapeutas que atuavam nas áreas de terapia intensiva, neurologia infantil, cardiorrespiratória, ortopedia e pediatria. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, e os dados foram tratados com o auxílio da ferramenta QualiQuantiSoft®, que utiliza a técnica de análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e permitiu a identificação de quatro categorias: a constituição do perfil profissional, a abordagem do paciente no processo terapêutico, a participação da família no processo terapêutico e a atuação do fisioterapeuta na equipe de saúde. Os discursos dos sujeitos relataram diferenças de estratégias de intervenção entre as áreas, devido a fatores como demanda e complexidade dos casos. Além disso, foi possível notar que, em grande parte, os sujeitos relatam sobre a importância da atenção ao indivíduo e não, especificamente, à disfunção ou doença, mas que não conseguem realizá-la devido a fatores situacionais. Outro ponto importante constatado foi o trabalho em equipe multidisciplinar que acontece conforme a área de atuação e aparenta proporcionar a oportunidade do desenvolvimento de ações junto às outras classes de profissionais de saúde. Por fim, os discursos sobre a família no processo de intervenção foram importantes para o entendimento de como ela é ou pode ser ainda mais determinante para o sucesso da intervenção fisioterapêutica. Conclui-se com a realização deste trabalho que a educação em fisioterapia está em processo, ainda que lento, de transformação em busca de mudanças no perfil e nos modelos de atuação dos futuros profissionais. Estes profissionais têm uma visão já mais ampliada sobre seu ofício, porém se deparam e são muitas vezes limitados por fatores como condições de trabalho e relacionamento com outros profissionais da saúde

Abstract: Physical therapy, which originated from the perspective of medicine, has been increasingly questioned about their way of working on health systems as well as on the educational content of the undergraduate and graduate levels. One of the major discussions involves the intervention procedures: the hegemonic model, traditional and focused on the disease, and the non-hegemonic, directed to the individual. This research aims to identify the perception of students of the improvement program (PAP) at the Clinical Hospital of the Faculty of Medical Sciences ¿ Unicamp in relation to their acting during the therapeutic process. Thus, physiotherapists who acted in intensive care, pediatric neurology, cardiorespiratory, orthopedics and pediatrics were interviewed. The study is characterized as a qualitative research and the data processing was carried out with the help of QualiQuantiSoft® tool, which uses the Collective Subject Discourse analysis (DSC), which allowed the identification of four categories: the constitution of the professional profile, the patient approach in the therapeutic process, the family participation in the therapeutic process and the acting of the physiotherapist in the health team. The speeches of the subjects reported different intervention strategies between areas due to factors such as demand and complexity of cases. In addition, it was noticeable that, in large part, the subjects reported on the importance of attention to the individual and not specifically to the dysfunction or disease, but cannot perform it due to situational factors. Another important point reported was the work in a multidisciplinary team which occurs according to the area of operation and appears to provide the opportunity for development of actions together with other health professional groups. Finally, the discourses on the family in the intervention process were important to the understanding of how it is or may be even more crucial to the success of physical therapy intervention. We conclude with this work that education in physical therapy is in transformation process, although slow, seeking changes in the profile and future professional role models. These professionals have an already broader insight into their craft, but have come across and are often limited by factors such as working conditions and relationship with other health professionals
Subject: Fisioterapia
Percepção
Serviço hospitalar de fisioterapia
Capacitação de recursos humanos em saúde
Conhecimentos, atitudes e prática em saúde
Editor: [s.n.]
Citation: PEREIRA, Larissa Roberta Andrade. Percepção de fisioterapeutas em relação as suas práticas durante um programa de aprimoramento profissional. 2016. 1 recurso online (88 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/322750>. Acesso em: 1 set. 2018.
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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