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Type: TESE DIGITAL
Title: Logística de transporte de gás natural no pré-sal brasileiro : modelo de otimização
Title Alternative: Logistic of natural gas transportation in the brazilian pre-salt : optimization model
Author: Silva Granada, Laura Jessenia, 1988-
Advisor: Correa, Paulo de Barros
Abstract: Resumo: A crescente demanda mundial de Gás Natural (GN) tem viabilizado estudos de logística para o transporte offshore deste energético. Durante a última década, diferentes tecnologias de transporte têm sido desenvolvidas para a monetização das reservas de GN remotas, mas seu pouco amadurecimento comercial não permite que sejam competitivas com as tecnologias existentes. A logística tem como objetivo otimizar a cadeia de distribuição e roteirização de entregas dos produtos a seus consumidores finais, maximizando o rendimento e o lucro, e minimizando os gastos envolvidos no processo de transporte. A Programação Linear Inteira (PLI) é uma técnica usada para solucionar problemas de transporte, onde se tem restrições adicionais e todas ou algumas das variáveis são discretas. Aproveitando as grandes reservas de GN descobertas no Pré-Sal brasileiro e a pouca capacidade de transporte pelos gasodutos offshore existentes nesta região, foram avaliadas através de um modelo matemático as diferentes tecnologias existentes para o transporte como são Gás Natural Liquefeito (GNL), Gás Natural Comprimido (GNC) e Gasodutos, obtendo uma configuração ótima da frota de transporte, o custo de movimentação, os terminais de regaseificação e as Unidades Produtoras de Gás Natural (UPGNs) nas quais é recomendado levar o gás. O modelo proposto considerou uma produção de 30 anos para as duas bacias que compõem a área do Pré-Sal. Para a tecnologia de GNL foram considerados dois tipos de navios com diferentes capacidades de transporte e os três terminais de regaseificação existentes como destino final do gás. Para a tecnologia de GNC também foram levados em conta dois tipos de navio. Sete UPGNs existentes foram consideradas como o destino do gás transportado por navios como GNC e via gasodutos. O modelo foi testado em situações hipotéticas da realidade mediante o software Lingo e os resultados mostraram que a modelagem proposta atingiu o objetivo deste trabalho, estimando a oferta de GN do Pré-Sal (local, quantidade e custo) com o propósito de avaliar seu potencial na geração termelétrica

Abstract: The growing global demand for Natural Gas (NG), has enabled logistics studies for the transport of this product. Over the last decade, different transport technologies have been developed for monetization of remote NG reserves. Moreover, selection among these technologies depends on the distance to the consumer markets and the production rates of gas fields. Logistics aims to optimize the supply chain and routing deliveries of products to their consumers, maximizing revenue profit and minimizing the costs involved in the transportation process. Integer Linear Programming (ILP) can be used to solve the transportation logistics problem where there are additional constraints and all or some of the variables are discrete. Taking advantage of the large NG reserves discovered in the Brazilian Pre-Salt and low transport capacity by the existing offshore pipeline, through a mathematical model were evaluated the different technologies for transportation - Liquefied Natural Gas (LNG), Compress Natural Gas (CNG) and Pipelines - it were obtained an optimum transport fleet configuration, the distribution cost and the terminals and Natural Gas Production Units (NGPU) that are recommended to carry the gas. The proposed mathematical model considered the Pre-salt's production in a period of 30 years. For LNG technology were considered two types of ships with different transmission capacity and three existing re-gasification plants as a destination of NG. For CNG technology were also kept in mind two types of ship. Seven existing Natural Gas Production Units (NGPU) were considered as a destination of NG transported by ships as CNG or by pipelines. The model was tested in hypothetical situations by commercial solver Lingo, and the results showed that the proposed model reached the aim of this study, estimating the Pre-Salt NG supply (local, quantity and cost) for the purpose of evaluating its potential in thermoelectric generation
Subject: Gás natural
Transporte maritimo
Pré-sal
Programação linear
Logística
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FEM - Dissertação e Tese

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