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Type: TESE DIGITAL
Title: Constituir-se professora que ensinará matemática : a superação de um medo paralisante
Title Alternative: Be a teacher to teach Mathematics : overcoming a paralyzing fear
Author: Marim, Rogerio Elias, 1973-
Advisor: Barolli, Elisabeth, 1953-
Abstract: Resumo: No contexto de um curso de Pedagogia oferecido de 2011 a 2014 em uma instituição de ensino privada no interior de São Paulo foram analisadas narrativas produzidas por um grupo de dez alunas no decorrer de toda a Licenciatura, mais precisamente nas ocasiões em que participaram das três disciplinas relacionadas à Matemática, oferecidas no curso em questão, são elas: "Matemática" oferecida no segundo semestre de 2011; "Desenvolvimento do Raciocínio Lógico Matemático" no primeiro semestre de 2013 e "Conteúdo e Metodologia de Matemática" no primeiro semestre de 2014. A investigação configurou-se como estudo de caso, tendo como problema a seguinte questão: como alunas com dificuldades em Matemática se constituem e se projetam professoras que ensinarão essa disciplina para crianças na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir das experiências com o ensino e a aprendizagem da Matemática vivenciadas durante a Educação Básica e a formação inicial? Antes de participarem da primeira disciplina, as alunas produziram uma narrativa acerca das lembranças que traziam de sua relação com a Matemática na Educação Básica. No decorrer da Licenciatura, as alunas produziram cinco narrativas em cada um dos três semestres em que as disciplinas relacionadas à Matemática foram oferecidas, totalizando 150 narrativas. Após a conclusão do curso, três alunas foram selecionadas e nos concederam uma entrevista semi-estruturada a respeito das relações estabelecidas com a Matemática, bem como sobre as perspectivas que as sustentam como professoras que ensinarão essa disciplina. No processo de apresentação das alunas, organizamos o campo de análise inspirados nas ideias de Jorge Larrosa, especialmente as que tratam da "experiência de si" e do "sujeito da experiência". Os registros coletados foram analisados à luz das perspectivas sustentadas por Alberto Villani e Elisabeth Barolli, a partir do que denominam Patamares de Aprendizagem. Após o tratamento dos registros coletados nos foi revelado que as estudantes ingressaram no curso de Pedagogia acompanhadas de um mal-estar relacionado à Matemática, mal-estar esse que comprometia o sonho de se tornarem professoras. No decorrer do curso foi possível apontar mudanças das estudantes nas relações que estabeleceram tanto com a Matemática, quanto com seu ensino. Além disso foi possível inferir que essas mudanças foram sustentadas sobretudo, pela relação estabelecida com o professor do Ensino Superior e com os aspectos teóricos e metodológicos que apoiam uma Educação Matemática que incorpora resultados mais atuais da pesquisa na área. Essas mudanças parecem ter contribuído para que as estudantes concluíssem seu processo de formação inicial sentindo-se seguras para constituírem-se professoras que ensinarão Matemática, pois segundo elas conseguiram abandonar um medo até então, paralisante. Nessa condição concluíram que o não gostar da Matemática não as impediam de ensiná-la. Espera-se que este trabalho contribua para as discussões acerca da relação que os professores estabelecem com a Matemática e com o ensino da Matemática a partir das experiências vivenciadas no decorrer da formação inicial de professores

Abstract: In the context of a pedagogy course offered 2011-2014 in a private educational institution in São Paulo narratives were analyzed produced by a group of ten students in the course of the entire Bachelor, more precisely on the occasions that participated in the three disciplines related to mathematics, offered the course in question, they are: "Matemática" offered in the second half of 2011; "Desenvolvimento do Raciocínio Lógico Matemático" in the first half of 2013 and "Conteúdo e Metodologia de Matemática" in the first half of 2014. The investigation was configured as a case study, with the problem the following question: how students with difficulties in mathematics is They constituted and design teachers who teach this discipline for children in kindergarten and the Early Years of elementary school from the experiences with the teaching and learning of mathematics experienced in the course of basic education and initial training? Before attending the first course, the students produced a narrative about the memories they brought their relationship with Mathematics in Basic Education. During the Degree, the students produced five narratives in each of the first three semesters in which the disciplines related to mathematics were offered, totaling 150 narratives. Upon completion of the course, three students were selected and grant us a semi-structured interview about the relationship established with mathematics as well as on prospects that sustain them as teachers who teach this discipline. In the process of presentation of the students, we organized the field of analysis inspired by Jorge Larrosa of ideas, especially those that deal with the "experience of self" and the "subject of experience." The collected data were analyzed in the light of the prospects held by Alberto Villani and Elisabeth Barolli, from styling Landings Learning. After treatment of the data collected revealed that the students entered the Faculty of Education accompanied by malaise related to Mathematics, malaise, one that committed the dream of becoming teachers. During the course has been possible to identify changes in the relationships of students who established both with mathematics, and with his teaching. In addition it was possible to infer that these changes were sustained mainly by the established relationship with the teacher of Higher Education and with the theoretical and methodological aspects that support a mathematics education that incorporates the most current research results in the area. These changes appear to have contributed to the students conclude their initial training process feeling safe to constitute up teachers who teach mathematics, because according to them have managed to leave a fear until then, paralyzing. In this condition they concluded that the dislike of mathematics not prevented them from teaching it. It is hoped that this work will contribute to the discussions about the relationship that teachers have with mathematics and the teaching of mathematics from the experiences lived in the course of initial teacher education
Subject: Ensino fundamental
Formação inicial do professor
Educação matemática
Experiência de si
Aprendizagem
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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