Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322695
Type: TESE DIGITAL
Title: Existência e resistência : o teatro militante paulistano
Title Alternative: Existence and resistance : the militant theater of Sao Paulo
Author: Aoki, Thiago Barbosa, 1987-
Advisor: Nicolau Netto, Michel, 1978-
Abstract: Resumo: O projeto investiga o florescimento do teatro militante e as novas configurações do artista engajado na cidade de São Paulo nas duas últimas décadas, tendo como referência a atuação e organização dos grupos teatrais Engenho Teatral, Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes, Buraco d¿Oráculo e Brava Companhia. Deste modo, essas companhias e seus integrantes são entendidos como agentes que compartilham de determinados discursos e opções políticas que os colocam como parte de uma série de grupos teatrais militantes que estão em posições semelhantes na cena teatral brasileira, aliando a dramaturgia contestadora ao questionamento acerca do modo pelo qual a produção teatral está estruturada. O desafio do projeto, portanto, é compreender como as condições estruturais (objetivas e simbólicas) desse contexto de produção, por um lado, e a organização, posicionamento e discurso político das companhias, por outro, se articulam de maneira a criar um contexto de possibilidade de existência e difusão dessas companhias, bem como esboçar os traços desse artista engajado

Abstract: This project investigates the expansion of the militant theater and the new configuration of the politically engaged artist at São Paulo on the last two decades, based on the work and internal management from the following theater companies: Engenho Teatral, Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes, Buraco d¿Oráculo and Brava Companhia. Those companies and their members are seen as agents who share similar political views, and as such occupy a very specific position in the Brazilian theater scene ¿ one which allies a politically contesting dramaturgy with questionings about the Brazilian theatrical production. Therefore, the project¿s main goal is to comprehend how the objective and symbolic structural conditions of the Brazilian theatrical scene and the political positions from those companies articulate themselves in order to create conditions that enable the existence and diffusion of this kind of theatrical work, as well as to investigate the defining attributes of the politically engaged artist
Subject: Teatro
Teatro político
Representação teatral
Periferias urbanas
Arte e sociedade
Política na arte
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Aoki_ThiagoBarbosa_M.pdf1.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.