Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322635
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Visões de professores da rede pública sobre ensino de gramática da língua inglesa : um estudo Q
Title Alternative: Views of public school teachers about English grammar teaching : a Q study
Author: Furlan, Léa Baltieri Inocêncio, 1981-
Advisor: El-Dash, Linda Gentry, 1946-
Abstract: Resumo: A pesquisa tem por objetivo identificar os pontos de vista, as preferências, as percepções de professores de inglês da escola pública estadual de Piracicaba e região sobre o ensino de inglês, com um foco no ensino da gramática da língua inglesa. Neste trabalho, os professores foram convidados a participar de coleta de dados que se deu pela Metodologia Q. A obtenção de dados aconteceu da seguinte forma: Os participantes realizaram a leitura de 52 afirmações (numeradas aleatoriamente) sobre ensino de gramática e outros aspectos a ele relacionados, então, decidiram se concordavam, discordavam ou se não tinham opinião formada sobre cada afirmação. Depois, foi requerido que justificassem, por escrito, o porquê da forte discordância e da forte concordância com certas afirmações. Foi requerido, ainda, que participantes respondessem a um questionário pessoal / profissional. Após a obtenção desses dados, fizemos análise estatística através do programa de computador PQ method (programa disponível gratuitamente http://www.rz.unibwmuenchen.de/~p41bsmk/qmethod/) que agrupou os participantes em fatores (perfis) segundo a forma como reagiram às afirmações. O programa gerou gráficos e tabelas demonstrando o quanto os perfis são parecidos ou diferentes. Foram criados 04 fatores, ou seja, 04 perfis. Os perfis foram nomeados de acordo com suas características mais salientes. Perfil 01: "Foco da gramática" mostrou que tem um verdadeiro fascínio pelas estruturas gramaticais, o Perfil 02: "Foco na comunicação" é constituído por professores que colocam a comunicação/interação como algo central em suas aulas; Perfil 03: "Foco no papel do professor-mediador" mostrou ser constituído por professores ecléticos em suas escolhas metodológicas por seguirem orientações da era pós-método e Perfil 04: "Foco nas técnicas" é um perfil constituído por professores que se preocupam com as técnicas usadas em aula e, aparentemente, tiveram influência da abordagem comunicativa em sua formação. Analisamos e discutimos cada um desses perfis. Eles perfis demonstraram diferentes formas de enxergar a língua e o ensino, especialmente o da gramática. Esse estudo pode ser entendido como insumo para reflexividade docente, pois dá ao professor leitor a oportunidade de ampliação de sua consciência sobre sua atuação, o que pode vir a acarretar melhoria de ensino em sala

Abstract: The aim of this research is to identify the point of view, the preferences, the perceptions of English teachers that teach at public school in Piracicaba and its region about grammar teaching. This research is grounded on the theory of teaching/learning of Vygotsky. The teachers were invited to take part in a data collection though the Q Methodology. The data was collected the following way: The participants read 52 statements (numbered at random) about grammar teaching and other aspects related to this. Then, they decided if they agreed or disagreed, or if they did not have an opinion about each statement. After that, it was required that the participants justified the reason they strongly agreed and strongly disagreed with certain statements. They also had to answer a questionnaire about their background and professional experience. After getting the data, we've done a statistic analysis through the computer program called PQ method (available without charge in http://www.rz.unibwmuenchen.de/~p41bsmk/qmethod/) that grouped the participants in factors (profiles) according to the way they reacted to the statements. Graphics and tables were generated to show how much the factors are similar and/or different. Four factors were created, and they were named profiles. Profile 01: "Grammar focus", that shows a fascination for grammar structures; Profile 02: "Communication focus", that understands communication / interaction as the central part of English teaching; Profile 03: "Focus in the role of the mediating-teacher", that is constituted by eclectic teachers in their methodological choices because they follow post method era orientations and Profile 04: "Techniques Focus" are the ones that focus in the different techniques and, apparently, were influenced by the Communicative Approach. We analyzed, described, and discussed each one. They show different ways of understanding the teaching and the language. This research gives the reader the opportunity of reflection what can generate improvement in his actuation in class
Subject: Língua inglesa - Gramática - Estudo e ensino - Falantes de portugues
Professores de inglês - Piracicaba (SP)
Escolas públicas - Piracicaba (SP)
Metodologia Q
Editor: [s.n.]
Citation: FURLAN, Léa Baltieri Inocêncio. Visões de professores da rede pública sobre ensino de gramática da língua inglesa: um estudo Q. 2017. 1 recurso online (102 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/322635>. Acesso em: 1 set. 2018.
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Furlan_LeaBaltieriInocencio_M.pdf2.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.