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Type: TESE DIGITAL
Title: Pi køtreyei utø chillimal øsikmusik tøka atrun - Del agua y el barro = aspectos sobre cosmología y aprendizaje en los Misak = Pi køtreyei utø chillimal øsikmusik tøka atrun - Da água e do barro: aspectos sobre cosmologia e aprendizagem nos Misak
Title Alternative: Pi køtreyei utø chillimal øsikmusik tøka atrun - Da água e do barro : aspectos sobre cosmologia e aprendizagem nos Misak
Author: Escobar, Duvan Murillo, 1988-
Advisor: Brandão, Carlos Rodrigues, 1940-
Abstract: Resumo: A memoria oral, o aprendizado e a transmissão de conhecimentos tradicionais constituem elementos fundamentais na continuidade dos povos nativos. A inovação e o caráter adaptativo dos conhecimentos indígenas mostram-se constantemente no devir de cada contexto histórico. Este trabalho buscou fazer uma análise sobre as formas através das quais se determina a continuidade do povo Misak no norte dos Andes, usando como referência o maior espaço tradicional dedicado à aprendizagem intergeracional: o Nak Chak (fogo-fogão). Esse povo é uma referência para os estudos científicos graças a sua exitosa luta pela recuperação de terras e a ressignificação de sua cosmologia. Foram abordados como eixos articuladores o "mito de origem" e o "fogo", para analisar as formas que integram o sistema de pensamento Misak. Aliás, se desenvolveu aqui uma proposta escrita que tentou colocar num mesmo nível o pesquisador e os seus interlocutores, retomando a proposta da antropologia dialógica de Dennis Tedlock. Assim, na ultima parte desse texto se apresenta uma narrativa reflexiva na qual discutem-se junto com um porta-voz Misak, conceitos de interesse para a antropologia, como à cosmologia indígena, procurando motivar a produção de conhecimentos compartilhados que sirvam como base de aprendizagem tanto para a academia como para o povo estudado

Abstract: The oral memory, learning and traditional knowledge transmission are fundamental features to native people continuity. Innovation and adaptive features of indigenous knowledge are constantly present in each historic context becoming. This research aimed to analyze determinant means to Misak people continuity on the Northern Andes. Nak Chak (fire-cooker), the main traditional space devoted to intergenerational learning, was used as analysis reference. Misak people is reference to scientific studies because their successful campaign for land tenure claims and their cosmology re-signification. "Origin myth" and "fire" were used as articulating axis to analyze integrating forms from Misak thinking system. Moreover, this write proposes also aimed to establish equation between researcher and interlocutor, as Dennis Tedlock¿s dialogic anthropology. Therefore, a reflective narrative was presented on the last part of this text. In those narrative, researcher and a Misak representative dialogs about concepts of anthropology interest, as indigenous cosmology. By this way, the text intended to motivate shared knowledge production that can be used as learning base both to the academy and the studied people
Subject: Aprendizagem
Povos indígenas
Etnologia
Cosmologia indigena
Andes (Colombia)
Language: Espanhol
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

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