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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Religião e demanda : o fenômeno religioso em escolas públicas
Title Alternative: Religion and demand : The religious phenomenon in public schools
Author: Santos, Milton Silva dos
Advisor: Almeida, Ronaldo Romulo Machado de, 1966-
Abstract: Resumo: Inserido na perspectiva de um movimento mais amplo de crescimento do religioso na esfera pública brasileira, esta tese trata da oferta obrigatória do ensino religioso (ER) nos sistemas oficiais de ensino. Partindo da literatura produzida em diferentes áreas das ciências humanas, tem como eixo os usos e sentidos que o conceito de religião (enquanto fenômeno sociológico, histórico e cultural) adquire nesta polêmica disciplina facultativa para o estudante e oficialmente desprovida de caráter doutrinário ou catequético. Analiso a legislação que normatiza a oferta estatal do ER; as demandas (disputas, debates ou confrontos) entre grupos favoráveis e contrários à sua permanência na escola pública; seus modelos epistemológicos (ER confessional, inter-religioso, fenomenológico etc.); os conteúdos oferecidos em livros didáticos em circulação nacional; as brochuras de ER elaboradas por intermédio da parceria entre professores e pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE-SP); as definições de religião presentes no material empírico/bibliográfico e o lugar (ou não-lugar) que ele reserva para as religiões de matrizes africanas no Brasil. Neste debate, que envolve múltiplas vozes e interesses de natureza ideológica e científica, a noção de religião é quase sempre empregada no sentido de fenômeno extraordinário, atemporal e identificável entre todos os povos e culturas; dimensão imanente ao sujeito, a ponto de dispensar qualquer racionalização prévia; patrimônio cultural composto por um arsenal complexo, que permite às religiões se identificarem e se expressarem por meio de símbolos, objetos e liturgias diversas. Enquanto suportes para uma disciplina que tem a diversidade religiosa como justificativa, as fontes de pesquisa sobre o ER examinadas tendem a destacar o candomblé e a umbanda, em prejuízo de outros modelos de culto afro. Embora compartilhem características comuns, que permitiriam compará-las com outras formas religiosas coexistentes no país, as religiões afro-brasileiras raramente recebem o mesmo tratamento no material didático e nas aulas de ER observadas in loco nas escolas públicas estaduais visitadas durante a pesquisa de campo realizada em São Paulo (capital) e Campinas

Abstract: Inserted in a broader perspective of the growth of the religious in the Brazilian public sphere, this thesis covers the mandatory offer of religious education (RE) in the official educational systems. Starting from the literature produced in different areas of Human Sciences, it has as axis the usage and sense that the concept of religion (as sociological, historical and cultural phenomenon) acquires in this controversial facultative discipline for the student and officially devoid of doctrinal or catechetical character. I analyze the law that standardizes its offer by the state; its demands (disputes, debates or conflicts) among favorable and contrary groups concerning its permanence in the public school; its epistemological models (confessional, inter-religious, phenomenological RE etc.); the content offered in textbooks in national circulation; the RE brochures elaborated from the partnership of professors and researchers of the State University of Campinas (UNICAMP) and the State Secretariat of Education of São Paulo (SEE-SP); the definitions of religion present in the empirical / bibliographic material and the place (or abscence of a place) that it reserves for the religions of African origin in Brazil. In this debate, which involves multiple voices and interests of ideological and scientific nature, the concept of religion is almost always used in the sense of an extraordinary, timeless and identifiable phenomenon among all peoples and cultures; dimension immanent to the subject, to the point of exempting any previous rationalization; cultural heritage composed of a complex arsenal, that allows religions to identify and express themselves through symbols, objects and various liturgies. As supports for a discipline having the religious diversity as justification, the sources of research on RE examined tend to highlight candomblé and umbanda, in detriment of other Afro models of cult. Besides, although sharing common characteristics that allow comparing them to other forms of coexisting religions in the country, the Afro-Brazilian religions rarely receive the same treatment in the didactic material and in the RE classes observed in loco at the state public schools visited during the field research carried out in São Paulo (capital) and Campinas
Subject: Ensino religioso
Religião
Religiões afro-brasileiras
Religião nas escolas publicas
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

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